Mestra titulada pela UNIFAL-MG recebe homenagem da Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro por pesquisa que trouxe avanços para o campo da Nutrição e Longevidade

Em outubro de 2022, Flávia Reis Ferreira de Souza se tornou a primeira mestra em Nutrição e Longevidade da UNIFAL-MG e também do país, ao concluir a pesquisa intitulada “A coenzima Q10 atenua o comportamento tipo-depressivo induzido por encefalopatia séptica e regula danos oxidativos e inflamatórios”. O marco da primeira defesa de dissertação do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Longevidade (PPGNL) foi noticiada pelo Jornal UNIFAL-MG e ganhou repercussão em veículos de comunicação da região. Face à distinção, a Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro prestou uma homenagem à nova mestra.

Durante o pronunciamento, Flávia Reis agradeceu todo apoio recebido para que conseguisse a conquista do mestrado e o reconhecimento pelos seus esforços. (Foto: Arquivo/Flávia Reis)

O Título de Honra ao Mérito foi proposto pelo vereador Wilber Moura em reconhecimento aos esforços de Flávia Reis Ferreira de Souza em sua pesquisa que trouxe avanços para o campo da Nutrição e Longevidade, despertando a atenção de profissionais da área e da comunidade acadêmica.

Ao comentar a homenagem, Flávia Reis disse não conseguir explicar a alegria e gratidão que sentiu. “A sensação de ter recebido essa honraria foi inexplicável”, expressou. “Foi um dia muito feliz e memorável”, acrescentou. “Para mim, essa homenagem significou reconhecimento por todo o trabalho e por todas as renúncias que tive que fazer para conseguir terminar o mestrado.”

Conforme relato da homenageada, o período do mestrado foi difícil e isso tornou o reconhecimento ainda mais significativo, bem como o apoio que recebeu dos familiares e do marido. “Eu tive que abrir mão de muitas coisas, como ficar na nossa casa, tive que me mudar de cidade, outros sonhos, empregos, momentos em família, momentos com o meu marido Guilherme”, contou.

A pesquisa que coroou a formação da acadêmica foi desenvolvida durante a pandemia e buscou avaliar o efeito do tratamento com um composto natural que possui ações antioxidantes e anti-inflamatórias – a coenzima Q10 – sobre os sintomas semelhantes à depressão em animais sobreviventes à indução da encefalopatia associada à sepse. O estudo apontou resultados satisfatórios do composto, que pode ser uma boa estratégia terapêutica para comportamentos semelhantes à depressão nos animais, impactando significativamente sobre a longevidade.

O evento de homenagem da Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro aconteceu no dia 30 de junho e foi acompanhado on-line pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Longevidade, que na oportunidade fez uma postagem, em nome de todo seu corpo docente, felicitando com orgulho pela conquista da egressa, declarando que o próprio PPGNL se sentia honrado pela homenagem.

“Para mim, essa homenagem significou reconhecimento por todo o trabalho e por todas as renúncias que tive que fazer para conseguir terminar o mestrado”, afirmou a homenageada. (Foto: Arquivo/Flávia Reis)

“É importante destacar que esse reconhecimento traz visibilidade ao Programa e reforça nosso compromisso de formar e aperfeiçoar recursos humanos qualificados e preocupados com as questões sociais necessárias ao desenvolvimento do país, incluindo a atuação na administração pública”, salienta a professora Olga Luisa Tavano, coordenadora do PPGNL.

Segundo ela, o reconhecimento da mestra Flávia Reis e a visibilidade por parte de um legislativo municipal fortalecem a capilaridade social do programa, uma vez que a Câmara Municipal é representante da pluralidade da sociedade local. “Isso pode facilitar eventuais futuras parcerias de trabalho com o poder público local e a própria sociedade civil”, comentou. “Todos esses aspectos são importantes por si, mas também são quesitos que fortalecem o compromisso científico e social da UNIFAL-MG”, concluiu.

Atualmente, Flávia Reis trabalha como nutricionista responsável técnica na Creche Recanto de Alegria, onde exerce atividades de educação alimentar e nutricional com as crianças, atendendo às legislações da Vigilância Sanitária. Além disso, realiza atendimentos particulares na Clínica Acqua Fisio e Pilates, ambos localizados em Carmo do Rio Claro-MG.

Leia também: Estudo sobre efeito de coenzima Q10 sobre sintomas semelhantes à depressão é tema de primeira dissertação defendida no mestrado em Nutrição e Longevidade

 

(Fotos: Arquivo/Flávia Reis)