“Semana de Práticas Históricas” aproxima teoria e prática historiográfica na UNIFAL-MG; evento foi promovido pelo Centro Acadêmico do curso de História

Os estudantes que integram o Centro Acadêmico Emília Viotti da Costa, do curso de História (CAHIS) da UNIFAL-MG, promoveram a primeira Semana de Práticas Históricas na Universidade, visando aproximar as teorias apreendidas no curso com a prática historiográfica. As atividades envolveram palestras, minicurso e oficinas entre os dias 17 e 21 de julho, ministrados por acadêmicos, professores e pesquisadores da UNIFAL-MG, da UNICAMP, USP, IFSULDEMINAS e UEMG.

Acadêmicos participaram da oficina “Egito e Ensino de História” com Raquel Funari, do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP. (Foto: Arquivo/Cláudio Carlan)

No primeiro dia de evento (17), os participantes prestigiaram a palestra intitulada “Alfenas antes dos Alfena: notas sobre a documentação e história da conquista e da colonização dos sertões às margens do Rio Sapucaí (c. 1750-1850)”, ministrada por Tarcísio de Souza Gaspar, professor de História do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS).

Pela manhã do dia 18/7, o professor Cláudio Umpierre Carlan, do Departamento de História da UNIFAL-MG e também docente do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica (PPGHI) da Instituição, ministrou o minicurso “Moedas”. No período da tarde, os acadêmicos participaram da oficina “Egito e Ensino de História” com Raquel Funari, do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP. As atividades do dia se encerraram com a palestra “Documentos e Estudos na Antiguidade”, proferida pelo professor Pedro Paulo Funari, da UNICAMP e colaborador do PPGHI da UNIFAL-MG.

No dia 19/7, os acadêmicos tiveram a oportunidade de participar da “Oficina de História Oral”, ministrada pela professora Marta Rovai, do Departamento de História e também docente do PPGHI; e da mesa-redonda “História Antiga: um estudo de perspectiva e representações”, que contou com os acadêmicos do PPGHI Bárbara Moraes e Vinícius Pedroso Marques.

Na quinta-feira (20/7), o professor Mário Danieli Neto, docente do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica da Universidade, ministrou o tema “Leitura de Fontes”. O acadêmico Lucas Fernandes Feres do PPGHI fechou a noite ao falar sobre “Patrimônio Cultural: atuação do Sul de Minas.

Participantes da Semana de Práticas Históricas. (Foto: Arquivo/CAHIS)

Para encerrar a semana, “Práticas de sala de aula: novo ensino médio e projeto de vida” foi o tema abordado por Mayara Mello Antunes, graduada pela PUC-SP e professora do Colégio Benjamin Constant de São Paulo. Os professores Raphael Nicoletti Sebrian (PPGHI/UNIFAL-MG) e Vanessa Moro Kukul (UEMG/Passos) fecharam a Semana de Práticas Históricas com o tema “Literatura, História e Autoritarismo: tendências e perspectivas”.

Na visão do professor Cláudio Carlan, a iniciativa dos estudantes em promover um evento é algo que merece ser destacado. “Como professor, há 27 anos, é muito gratificante ver nossos alunos, recém-saídos da adolescência, em sua maioria pela primeira vez morando longe de casa, realizar um evento dessa envergadura, contando com professores renomados no Brasil e exterior”, disse.

Conforme ele, ao participar de eventos como esse, sente orgulho e felicidade em poder integrar o corpo docente da UNIFAL-MG e ser professor no curso de História. “Mesmo com todas as dificuldades, políticas, administrativas, sociais, econômicas e sanitárias – com a pandemia da covid-19 -, o trabalho está sendo bem realizado, nossos discentes estão cada vez mais conscientes de suas responsabilidades, como cidadãos e educadores”, afirma. “É uma honra em participar e observar esse momento”, finaliza.