9º Simpósio Integrado acontece de 16 a 20 de outubro; programação e cronograma de apresentação dos trabalhos selecionados já estão disponíveis

Evento será realizado concomitantemente à 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A comunidade acadêmica da UNIFAL-MG se prepara para a 9ª edição do Simpósio Integrado, que será realizado na próxima semana, de 16 a 20 de outubro. A programação do evento e o cronograma das apresentações de trabalho, tanto das modalidades painel, quanto das sessões temáticas, já estão disponíveis no site oficial do evento. As inscrições para participar das atividades e palestras foram prorrogadas até o dia 15/10 e os interessados devem acessar o CAEX.

Com o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, a edição deste ano tem como objetivo apresentar a produção acadêmica desenvolvida por discentes, servidores e colaboradores da Instituição, no âmbito dos Programas de Iniciação Científica, da Pós-Graduação, dos Programas e Projetos de Extensão, do PET,  PIBID e Residência Pedagógica. A apresentação de trabalhos é restrita a projetos/programas desenvolvidos na UNIFAL-MG e devidamente registrados nas Pró-Reitorias de Graduação, Extensão e Cultura ou Pesquisa e Pós-Graduação, independentemente de terem sido ou não contemplados com bolsa/financiamento.

De acordo com o pró-reitor de Graduação, Prof. Wellington Ferreira Lima, o simpósio recebeu 719 submissões de trabalhos que serão apresentados em três modalidades: banner presencial, banner virtual (exclusiva para os alunos de pós-graduação e cursos EAD, que optaram por essa modalidade) e apresentação oral nas Sessões Temáticas Virtuais.

Vale lembrar que o tema do Simpósio Integrado em 2023 está relacionado à 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontecerá simultaneamente ao simpósio e coloca em destaque as ciências básicas para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU). “Estamos propondo mesas, nos 4 campi, convidando pessoas da administração pública e do setor privado a fim de conversar sobre o que a UNIFAL-MG oferece para a sociedade e o que a sociedade espera dos nossos estudantes e dos nossos egressos. Nosso enfoque das outras palestras, é a divulgação da ciência e o diálogo com a comunidade, no escopo da SNCT”, disse o professor Wellington.

A programação conta com palestras, painéis e mesas-redondas. Entre os temas das palestras, estão: “Divulgação Científica para um futuro sustentável“, na abertura, no dia 16/10, às 19h, com a professora da UNIFEI, Juliana Fedoce Lopes, e “Sindemia Global e interface com as ODS”, na palestra de encerramento, que será realizada no dia 20/10, às 19h, pelo Prof. Arnoldo Campos. Outros assuntos que serão abordados são inteligência artificial e o futuro da relação Brasil e China na educação superior.

Mais informações do IX Simpósio Integrado da UNIFAL-MG estão disponíveis na página oficial do evento.