Pesquisadores da UNIFAL-MG no experimento DUNE discutem novas propostas de integração com as instituições latino-americanas em evento realizado na Colômbia

A UNIFAL-MG foi uma das instituições do Deep Underground Neutrino Experiment (DUNE) a participar do encontro realizado na América Latina, que discutiu não somente resultados científicos, mas também novas propostas de integração entre as instituições latino-americanas. Representando a Universidade, estiveram presentes os professores e pesquisadores, Gustavo do Amaral Valdiviesso (Instituto de Ciência e Tecnologia/Poços de Caldas) e Anibal Thiago Bezerra (Instituto de Ciências Exatas/Alfenas).

Durante o evento, que aconteceu na Universidad del Magdalena, Santa Marta, na Colômbia, entre os dias 24 e 29 de setembro, o professor Gustavo Valdiviesso apresentou o projeto de calibração das X-ARAPUCAs utilizando laser ionizante, desenvolvido em parceria com o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental (LIP) da Universidade de Lisboa.

Abertura do evento sediado pela Universidad del Magdalena, Santa Marta, na Colômbia. (Foto: Arquivo/Gustavo Valdiviesso)

DUNE é um dos maiores experimentos do mundo tanto em tamanho físico quanto em recursos humanos, que conta com colaboradores de 39 países. Como uma das 209 instituições participantes, a Universidade é membro-fundadora desde 2015, envolvendo pesquisadores no projeto sobre pesquisas relacionadas à construção dos detectores e sua futura operação.

Conforme o professor Gustavo Valdiviesso, dentre os diversos objetivos do experimento destacam-se: a quantificação das diferenças entre matéria e antimatéria, que influenciaram os momentos iniciais do universo; a detecção de possíveis explosões de supernovas em nossa galáxia; e a busca por evidências de Física para além do Modelo Padrão.

O pesquisador é líder do grupo e responsável pelo desenvolvimento de simulações do dispositivo X-ARAPUCA, um detector de fótons de ultravioleta desenvolvido no Brasil. Gustavo Valdiviesso é também o responsável pelo controle de qualidade destes dispositivos e pelos estudos que dirão como calibrá-los, quando o DUNE estiver pronto. Já o professor Anibal Bezerra desenvolve modelos que aplicam o aprendizado de máquina (Machine Learning) na simulação de elementos ópticos das X-ARAPUCAS e na detecção de eventos de supernova.

Colaboradores do DUNE presentes no encontro; na segunda fila, ao centro, os professores Gustavo Valdiviesso e Anibal Bezerra da UNIFAL-MG.(Foto: Arquivo/Gustavo Valdiviesso)

Recentemente, o professor Fernando Gardim (Instituto de Ciência e Tecnologia/Poços de Caldas) passou a colaborar com o DUNE, contribuindo com seus conhecimentos de Física Hadrônica para os estudos das interações neutrino-núcleo, fundamental para o sucesso de diversas linhas de investigação dentro do DUNE.

“Nossos estudantes do mestrado em Física (PPGF) têm a oportunidade de desenvolver estudos dentro de uma colaboração internacional, participando de reuniões e apresentando resultados em inglês, para seus pares ao redor do mundo”, conta o professor Gustavo Valdiviesso. Segundo ele, por meio de acordos firmados com o FERMILAB (EUA) e o CERN (União Europeia), estudantes e pesquisadores podem realizar partes de suas pesquisas nestes laboratórios, referências na área de Física de Altas Energias.