UNIFAL-MG participa de encontro internacional sobre experiências em acolhimento e acompanhamento de alunos ingressantes no ensino superior

A Universidade marcou presença no 1º Encontro Internacional de Experiências de Acolhimento e Acompanhamento de Aluno(a) Ingressante no Ensino Superior, promovido pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a da Prefeitura de São José dos Campos-SP, nos dias 27 e 28 de setembro. Na ocasião, a pedagoga da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), Michelle Cristine da Silva Toti, que atua no apoio pedagógico aos estudantes, representou a UNIFAL-MG, apresentando experiências da Universidade no evento.

Participantes do encontro. (Foto: arquivo/Michelle Toti)

Segundo Michelle Toti, ações de promoção à permanência dos estudantes, especialmente aos de grupos mais vulneráveis, têm ganhado espaço e importância na discussão das políticas públicas e institucionais. De acordo com a pedagoga, o Brasil vem construindo seus serviços e propondo iniciativas que atendam, cada vez melhor, as demandas estudantis em função de sua história de desenvolvimento do Ensino Superior.

“Nesse contexto, ganha relevância as ações de acolhimento e acompanhamento dos estudantes ingressantes, pois a transição da Educação Básica para o Ensino Superior é, sabidamente, um período de maior fragilidade para a permanência. Para a UNIFAL-MG é importante estar inserida nessas discussões e ser reconhecida por suas iniciativas institucionais capitaneadas pela Prace”, afirma a servidora.

Durante o evento a UNIFAL-MG foi convidada a participar de uma iniciativa interinstitucional sobre saúde mental dos estudantes universitários.

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.