Profissionais, estudantes e docentes da área de Fisioterapia trocam experiências durante o 5º Congresso Sul-Mineiro promovido pela UNIFAL-MG

O mês de setembro marcou a realização da 5ª edição do Congresso Sul-Mineiro de Fisioterapia da UNIFAL-MG, um evento tradicional que se tornou referência na área para a região. Realizado há 10 anos, o congresso acontece a cada dois anos, reunindo palestrantes das mais diversas especialidades fisioterapêuticas e experiências profissionais de todo o Brasil.

Na edição de 2023, o evento aconteceu de 25 a 27 de setembro em formato híbrido, oportunidade que propiciou interação, socialização e troca de experiências entre os profissionais, estudantes e docentes dos cursos de Fisioterapia do Sul de Minas, além de promover a qualificação técnica, científica, tecnológica, acadêmica e pessoal dos participantes.

Abertura oficial do congresso com a participação de gestores. (Foto: Arquivo/Dicom)

A programação iniciou-se com as apresentações de trabalho via Google Meet no dia 25. Na sequência, os participantes prestigiaram a  abertura oficial com a presença do presidente do Conselho Regional de Fisioterapia de Minas Gerais (CREFITO 4), Anderson Coelho, e de sua vice, Flávia Massa. No dia seguinte (26), os congressistas participaram de palestras ministradas por profissionais renomados da área. Neste dia, ocorreu a cerimônia de encerramento. No dia 27, foram realizados os minicursos de Liberação Miofascial, Aplicabilidade do Método Reequilíbrio Toracoabdominal na prática clínica e Quiropraxia no Esporte. Enquanto as palestras ocorriam presencialmente na Unidade Santa Clara, também eram transmitidas simultaneamente no YouTube para os participantes de outras cidades ou para aqueles que mesmo em Alfenas optaram por assistir de forma online, com exceção da apresentação de trabalhos, que ocorreu exclusivamente na modalidade online e os minicursos que ocorreram exclusivamente na modalidade presencial.

O evento contou com 50 submissões de trabalhos científicos. A modalidade híbrida possibilitou a participação de alunos de diversas universidades do país, como a UFTM, UNA Pouso Alegre, USP Ribeirão Preto, UNINFOR Fortaleza, Universidade Itaúna e Centro Universitário do Sul de Minas. A 5ª edição do congresso reuniu discentes de graduação em Fisioterapia, pós-graduandos, especialistas e fisioterapeutas já formados. Houve 50 submissões de trabalhos científicos.

Minicurso de Quiropraxia. (Foto: Comissão Organizadora)

Para Letícia de Carvalho Braga, discente do 10° período do curso de Fisioterapia, integrante do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso e membro da Comissão de Marketing e Patrocínio da organização do evento, o Congresso Sul-Mineiro de Fisioterapia assume um papel importante no processo de disseminação de conhecimentos, uma vez que se configura como uma oportunidade essencial para os estudantes e profissionais da área transmitirem informações e ampliarem suas culturas, através do compartilhamento de diferentes pontos de vista.

“Eu encontrei no evento um ambiente único para essa troca de experiências com pessoas que compartilham da minha paixão pela Fisioterapia. Isso me possibilitou estar atualizada com a profissão e me fez até questionar posicionamentos já existentes, desenvolvendo meu senso crítico; além disso, o evento me ofereceu um espaço de reflexão ao entender que nossas técnicas ainda podem evoluir e que devemos estar sempre dispostos a estudar e aprender, independente da posição que estivermos”, compartilhou.

Curso de Reequilíbrio Toracoabdominal (RTA). (Foto: Arquivo/Comissão Organizadora)

Segundo a acadêmica, para além do ponto de vista como participante, também estar nos bastidores do evento como parte da Comissão Organizadora, desafiou suas habilidades de liderança, organização e trabalho em equipe. “A responsabilidade de planejar e executar um evento desse porte nos ensina a lidar com pressões e prazos, aprimorando nossas habilidades de gerenciamento. Ver o evento acontecer de maneira tão incrível, enxergar cada detalhe que foi tão planejado e desejado dar certo, me enche de alegria. Ao mesmo tempo, saber lidar com as pequenas frustrações e desenvolver habilidades de resolução de problemas que infelizmente acontecem é muito importante”, afirmou.

Ao comentar a sensação de dever cumprido após a realização do evento, Letícia Braga enfatiza: “Encerro o evento com uma bagagem pessoal e profissional amplamente rica. A sensação de contribuir para a promoção e disseminação de conhecimento dentro da fisioterapia é gratificante. Além disso, saber que estou desempenhando um papel ativo na construção do futuro da profissão é incrivelmente motivador. Obrigada a todos que contribuíram para a realização deste evento.”

O evento foi organizado por integrantes do PET Fisioterapia com o auxílio de docentes do Instituto de Ciências da Motricidade. Também contou com o apoio dos servidores do NTI da UNIFAL-MG, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação e do Programa de Pós-Graduação em Disfunções do Assoalho Pélvico da UNIFAL-MG, além do apoio da Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (FACEPE) para o desenvolvimento das ações.

(Fotos da abertura: Arquivo/Dicom)