Inovação em Foco: tendências que transformam ambientes corporativos – Por Hélio Lemes Costa Jr.

No Brasil, comemora-se na data 19 de outubro, o Dia Nacional da Inovação, como forma de fomentar o desenvolvimento de uma economia crescente, sustentável e competitiva no país. Mas o que envolve de fato a inovação, um termo tão recorrente nos dias atuais? O professor Hélio Lemes Costa Jr., pesquisador do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UNIFAL-MG Varginha na área de Inovação e Tecnologia na Gestão Pública, é quem explica por que a inovação se tornou uma peça fundamental na era das transformações rápidas.

Segundo ele, a inovação se tornou a chave para solucionar problemas emergentes na atualidade. “Nós estamos vivendo num ritmo muito acelerado de transformação e o mundo fica cada vez mais complexo e as soluções tradicionais que nós tínhamos para os problemas que a gente já conhecia deixam de fazer sentido e ter o impacto que tinham antes”, diz. “Com problemas novos complexos que apresentam características que a gente desconhece, normalmente a melhor maneira para encontrar a solução é através de inovação”, complementa.

No podcast, o pesquisador também explica que a inovação não é mais um termo restrito ao ambiente empresarial, visto que já desempenha um importante também no setor público. A mudança no nome do Ministério da Ciência e Tecnologia para Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação é um exemplo citado pelo professor. “Existem leis e marcos legais de inovação publicados pelo governo federal. Os estados fazem as suas leis de inovação. Os municípios, promulgam as suas leis de inovação porque é reconhecida a importância de se incentivar, impulsionar a inovação para resolver os problemas cada vez mais complexos que nós temos”, comenta.

O professor Hélio Costa Jr. também fala da tendência na inovação chamada “Open Innovation” (Inovação Aberta), na qual grandes empresas se aproximam de startups oferecendo recursos financeiros, enquanto as startups trazem agilidade e flexibilidade, criando parcerias benéficas para ambas as partes. Além disso, o pesquisador também ressalta a união entre institutos de ciência e tecnologia, universidades e laboratórios na criação de redes colaborativas para encontrar soluções inovadoras.

No contexto do setor público, o docente cita como o Brasil tem se destacado, fornecendo serviços públicos digitais de alta qualidade, o que foi crucial durante a pandemia, quando a sobrevivência dependia da oferta de serviços on-line.

podcast é veiculado pelo Conexão Federal FM, da Rádio Federal FM, mantida pela Fundação de Apoio a Universidade Federal de Alfenas-MG (Facepe) e pode ser ouvida na frequência 101,1 FM e pelo site www.radiofederalfm.com.br.

Confira outros no Jornal da UNIFAL-MG.

Ouça o podcast no Spotify: