Escola de educação básica reconhece atividade desenvolvida pelo Pibid/Pedagogia da UNIFAL-MG como prática bem-sucedida

Equipe trabalhou a temática da diversidade e da diferença com estudantes do ensino fundamental de Alfenas

Somos todos iguais ou todos diferentes? Essa pergunta norteou uma atividade prática pedagógica desenvolvida junto aos estudantes da Escola Estadual Coronel José Bento, em Alfenas, pela equipe do curso de Pedagogia, que participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Capes). A atividade foi registrada oficialmente como uma prática pedagógica bem-sucedida pela equipe escolar.

Conforme explica o professor André Luiz Sena Mariano, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG, coordenador do Pibid/Pedagogia, o subprojeto está sendo desenvolvido com foco na temática da diversidade e da diferença nas escolas de educação básica em turmas de diferentes ciclos. “Os bolsistas e as bolsistas estão organizados em três grupos: um grupo desenvolve projetos na educação infantil; um segundo grupo nas turmas de primeiro ciclo – 1º, 2º e 3º anos; e um terceiro grupo nas turmas de segundo ciclo – 4º e 5º anos”, explica.

Na Escola Estadual Coronel José Bento, supervisionado pela Márcia Cristina Miguel, o grupo de bolsistas trabalhou diretamente com as turmas de 3º ano do ensino fundamental. Com essas turmas, com idades entre oito e nove anos, os universitários organizaram no mês de julho uma peça teatral usando fantoche e envolveram os estudantes para cantar música junto. “Ao final do projeto, cada criança foi convidada a desenhar um de seus colegas de turma, procurando reconhecer a individualidade do colega que estava à sua frente”, conta o coordenador do Pibid/Pedagogia.

Conforme avalia o professor André Mariano, o projeto se revela com alto potencial de colaborar na construção de uma sociedade mais aberta ao respeito às diferenças. “Ainda que possa parecer uma ação pequena, é o pequeno tijolo posto na construção de uma sociedade mais democrática e mais inclusiva”, diz. “Ao longo das atividades práticas, foi possível, por exemplo, perceber como as crianças negras se sentiram importantes e reconhecidas em suas diferenças”, comentou.

Equipe do Pibid/Pedagogia. (Foto: Arquivo/Pibid/Pedagogia)

Para a professora Márcia Miguel, o fato de o desenvolvimento do projeto trabalhar o respeito às diferenças, agregou aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula e ampliou o olhar dos bolsistas sobre os diversos patamares relativos às questões da temática. “Foi uma experiência muito enriquecedora para as quatro turmas de 3º ano no qual foi desenvolvido o projeto”, relatou.

Segundo a supervisora do grupo, o retorno foi além do esperado. “As professoras regentes conseguiram ter essa percepção do quanto foi gratificante a participação das crianças e também para o crescimento delas como seres humanos na construção de um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor”, compartilhou.

Márcia Miguel mencionou o quanto a parceria entre a Universidade e a escola acrescenta aos envolvidos no projeto. “Essa parceria vem acrescentar ainda mais para nós, enquanto professores, na busca por dinâmicas reflexivas para os nossos alunos, bem como um pontapé inicial também para os bolsistas desenvolverem suas práticas pedagógicas, ou seja, trocas de experiências bem-sucedidas”, afirmou.

A experiência bem-sucedida da atividade foi registrada pela equipe de gestão da Escola Coronel José Bento, que ressaltou a relevância do projeto e o empenho dos bolsistas ao longo de sua execução. Esse reconhecimento foi feito junto à Gestão Integrada da Educação (GIDE).

“Trata-se de um marco para o Pibid/Pedagogia. A maioria de nossas e nossos bolsistas, em início de curso de graduação, está na primeira experiência pedagógica elaborando e executando um projeto. Nesse sentido, ter esse projeto avaliado como bem-sucedido pela própria equipe escolar nos dá uma importante sinalização de que, mesmo com nossas limitações, estamos trilhando bons caminhos para estreitarmos a relação escola-universidade e incrementarmos nossos cursos de formação de professores”, salientou o professor André Mariano.

O projeto também foi desenvolvido no Centro de Educação Infantil Raios de Sol, sob a supervisão da Professora Teresa Maria de Oliveira. No Centro Educacional, a equipe do Pibid/Pedagogia trabalhou a dinâmica das diferenças a partir do livro “Maju não vai à festa”.

Sobre o Pibid

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino. Os projetos devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os discentes serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.