“Moedas, propaganda e poder. As moedas do Imperador Constâncio II (317-361) e o acervo do Museu Histórico Nacional” – Cláudio Umpierre Carlan

O livro “Moedas, propaganda e poder. As moedas do Imperador Constâncio II (317-361) e o acervo do Museu Histórico Nacional” é resultado do estudo contemplado a partir da riqueza da coleção numismática do Museu Histórico Nacional, do Rio de Janeiro, que possui o mais importante acervo arqueológico numismático da América Latina. No qual, das mais de 130 mil moedas, aproximadamente 23 mil foram fabricadas no Império Romano, entre os anos de 370 a.C e  475 d.C.

Lançado em 2023 pela editora Fonte Editorial, a obra é fruto das discussões propostas por Cláudio Umpierre Carlan, docente do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG, impulsionadas juntamente aos pesquisadores, que buscaram relacionar os projetos de pesquisa ao Programa de Pós-Graduação em História Ibérica (PPGHI) da Universidade.

Autor – Cláudio Umpierre Carlan, docente do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG. (Foto: Arquivo Pessoal)

De acordo com o professor Carlan, o livro apresenta a moeda como um documento histórico, fonte primária de estudos, e mostra para meio acadêmico e para a sociedade brasileira a riqueza e importância do Museu Histórico Nacional, um dos mais importantes museus do mundo. E destaca ainda que o Museu possui um importante acervo arqueológico brasileiro, ainda pouco explorado.

A obra está dividida em duas partes. A primeira conta com texto escrito por meio de dois capítulos, que contextualizam o mundo romano no século IV d.C. Já a segunda parte, apresenta um catálogo que descreve a iconografia monetária, sua simbologia e mensagem, evidenciando um incrível trabalho sobre as moedas cunhadas pelo imperador Constâncio II, inédito ainda no meio acadêmico.

O exemplar  é uma excelente indicação para quem é da área. Por meio das 122 páginas o livro se destaca pela escrita e pelas temáticas abordadas por cada autor que ficou responsável pelo seu texto nos capítulos, e pelos relatos de suas pesquisas atuais, que os relacionam com seu projeto de pesquisa no PPGHI.

“O livro de Cláudio Umpierre Carlan traz uma contribuição ímpar para os estudos da numismática de Constâncio II no Brasil. Ao mesmo tempo, o catálogo de moedas apresentado serve como uma documentação e sistematização fundamental para a restauração e imagem do referido imperador tão em voga atualmente”, destaca a professora Margarida Maria de Carvalho (Unesp) que assina o prefácio. A obra conta também com apresentações dos pesquisadores Pedro Paulo Funari (Unicamp), Carlos Eduardo Campos (UFMS), Roberta Alexandrina da Silva (UFPA) e Filipe Né Silva (UESC).

Aos interessados em adquirir “Moedas, propaganda e poder. As moedas do Imperador Constâncio II (317-361) e o acervo do Museu Histórico Nacional”, contatar o professor Cláudio Umpierre Carlan pelo e-mail institucional: claudio.carlan@unifal-mg.edu.br

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.