UNIFAL-MG celebra Jubileu de Prata das turmas de Odontologia, Enfermagem e Farmácia; solenidades marcam 25 anos das turmas graduadas em 1998

A UNIFAL-MG comemorou, nos dias 29/09, 06/10 e 27/10, os jubileus de prata dos cursos de Odontologia e Enfermagem e Farmácia, respectivamente. As turmas de 1998 que comemoraram os 25 anos de formação foram Prof. Carlos Roberto Colombo Robazza, Profa. Mônica La Salette da Costa Godinho e a turma de 1998 da Farmácia. Ao todo, 88 jubilados receberam os certificados comemorativos.

Odontologia – Turma Prof. Carlos Roberto Colombo Robazza

Estiveram presentes na solenidade o reitor da Universidade, prof. Sandro Amadeu Cerveira; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Prof. José Francisco Lopes Xarão; o diretor da Faculdade de Odontologia, prof. Edmêr Silvestre Pereira Júnior; a patronesse, há época, e professora homenageada representando todos os professores da turma, profa. Olinda Maria Barroso de Araújo; e a egressa da turma, servidora docente da UNIFAL-MG e oradora na cerimônia, profa. Daniela Silva Barroso de Oliveira.

Juntamente com o diploma comemorativo, os jubilados receberam uma mensagem do paraninfo da turma, há época, professor Mânio de Carvalho Tibúrcio, que por motivo de saúde não pôde estar presente na solenidade.

Após a entrega dos diplomas comemorativos, a cirurgiã-dentista Fabiana Carneiro Nakamoto e o diretor da Faculdade de Odontologia, prof. Edmêr Silvestre Pereira Júnior, descerraram a placa comemorativa do jubileu de prata da turma.

Na oportunidade, a cirurgiã-dentista Daniela Fernandes de Barros homenageou a professora Olinda de Araújo, em nome da turma.

Em seguida, os participantes da mesa fizeram os seus pronunciamentos. Na solenidade, discursaram as cirurgiãs-dentistas Daniela Silva Barroso de Oliveira e Joyce Helena Pereira Dias; a professora homenageada, Olinda Maria Barroso de Araújo; o diretor da Faculdade de Odontologia, professor Edmêr Silvestre Pereira Júnior; o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor José Francisco Lopes Xarão e o reitor da UNIFAL-MG, professor Sandro Amadeu Cerveira.

No discurso das cirurgiãs-dentistas Daniela de Oliveira e Joyce Dias, as profissionais recordaram as histórias vividas e amizades construídas na antiga Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA). “Cada um de nós trilhou um caminho único, mas todos compartilhamos o orgulho de termos começado aqui e chegado onde chegamos”, salientaram.

O reitor da Universidade, em seu discurso, agradeceu os participantes da cerimônia pela presença e salientou que a UNIFAL-MG está de portas abertas tanto para os jubilados como para seus descendentes. Ainda, o reitor destacou a importância de solenidades como esta para inspirar os ingressantes do curso de Odontologia, um curso que carrega a história da Instituição e contribui para a construção dela.

Confira as fotos. (fotos: arquivo/Dicom)


Enfermagem – Turma Profa. Mônica La Salette da Costa Godinho

Participaram da solenidade o vice-reitor da Universidade, prof. Alessandro Antônio Costa Pereira; a pró-reitora adjunta de Graduação, profa. Roberta Seron Sanches; a diretora da Escola de Enfermagem, profa. Cristiane Aparecida Silveira Monteiro; a coordenadora do curso de Enfermagem, profa. Vânia Regina Bressan; a paraninfa da confirmação do grau, profa. Silvana Maria Coelho Leite Fava; a professora homenageada e nome da turma, professora Mônica La Salette da Costa Godinho; e o egresso da turma e orador na cerimônia, Marcos Alexandre Pereira.

Os diplomas comemorativos foram entregues à turma pelo vice-reitor, prof. Alessandro Pereira, e pela paraninfa, profa. Silvana Fava. Após receberem os diplomas, os jubilados assistiram ao descerramento da placa comemorativa do jubileu de prata do curso, que foi entregue à diretora da Escola de Enfermagem, profa. Cristiane Monteiro, pelo enfermeiro Geraldo de Andrade.

Após o descerramento da placa comemorativa, foram feitas as homenagens. Para homenagear a Profa. Mônica La Salete da Costa Godinho, foi convidada a enfermeira Sandra Soares Mendes.

A turma homenageou, também, a enfermeira Flávia Sanches Colovati, uma colega que passou um ano na UNIFAL-MG e que segue com a turma  ao longo dos 25 anos, mesmo não tendo se graduado pela Instituição. Quem prestou a homenagem à colega foi a enfermeira Carla Soares Sant’Ana.

Em seguida, a enfermeira Flávia Rodrigues Pereira prestou homenagem póstuma à família da colega de turma Vívian Marina Calixto Damasceno Spineli. Emocionados, os familiares de Vívian Spineli, o marido Flávio e as filhas Maria Clara, Maria Fernanda e Maria Luiza, receberam a homenagem póstuma.

A fim de agradecer a Deus pelos 25 anos de formatura, os jubilados convidaram o diácono José Luciano Gabriel para a prece ecumênica. Após a prece, o enfermeiro e orador da turma, Marcos Alexandre Pereira, prestou sua homenagem aos colegas.

“Nossa trajetória na Enfermagem foi marcada por momentos desafiadores, alegrias, tristezas, mas também por experiências enriquecedoras”, salientou o orador. “Ao longo desses anos de profissão aprendemos muito. Mais do que apenas técnicas, práticas e conhecimentos científicos, aprendemos a exercer o amor às pessoas e a cada um de nós e, dentro deste caminho escolhido, esse amor e esse exercício nos faz cada vez melhor”, completou.

Na cerimônia, discursaram, também, as docentes Mônica La Salete da Costa Godinho e Silvana Maria Coelho Leite Fava; a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Vânia Regina Bressan; a diretora da Escola de Enfermagem, professora Cristiane Aparecida Silveira Monteiro; a pró-reitora adjunta de Graduação, professora Roberta Seron Sanches; e o vice-reitor da UNIFAL-MG, professor Alessandro Antônio Costa Pereira.

Em seu discurso, o vice-reitor da Universidade salientou a importância da formação do profissional de Enfermagem, desde o início da civilização, para a humanidade. Ainda, o prof. Alessandro Pereira destacou o crescimento da Universidade ao longo dos anos, já que os jubilados se formaram na antiga Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA).

“Esse crescimento do ensino superior na Ciência a EFOA acompanhou, ela se transformou em uma Universidade com uma pluralidade de cursos em novas áreas e isso é muito bom, assim como é bom ter vocês aqui conosco”, finalizou.

Confira as fotos. (fotos: arquivo/Dicom)


Farmácia – Turma de 1998 

Participaram da solenidade o vice-reitor da UNIFAL-MG Alessandro Antônio Costa Pereira; a pró-reitora adjunta de Graduação, profa. Roberta Seron Sanches; a diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, profa. Maria Rita Rodrigues; o coordenador do curso de Farmácia, prof. Marcelo Aparecida da Silva; a patronesse, há época, e professora homenageada Olivina Maria Carneiro Vieira; e o egresso e orador na cerimônia, o farmacêutico Wesley Edmar Souza.

O diploma comemorativo pelo vigésimo quinto ano de formatura do curso de Farmácia da turma de 1998 foram entregues pelo coordenador do curso, prof. Marcelo da Silva; juntamente da patronesse Olinda Vieira e da diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, profa. Maria Rita Rodrigues. Ao todo, 21 farmacêuticos receberam o diploma comemorativo.

Em seguida, foi feito o descerramento da placa comemorativa do Jubileu de Prata. A entrega do marco foi feira pela farmacêutica Mônica Silva Coelho e pela diretora da Faculdade Farmacêutica Maria Rita Rodrigues.

Na ocasião, os farmacêuticos homenagearam alguns professores que fizeram parte do corpo docente da turma. Foram 16 professores homenageados na cerimônia regada de emoção.

Na oportunidade, o farmacêutico Wesley Edmar Souza prestou homenagem aos colegas e docentes. “Por muitos e muitos anos, eu esperei por este momento”, marcou o farmacêutico.

O profissional salientou a importância da universidade pública, tanto em sua vida como na vida de seus colegas. “Muitos de nós, que estamos aqui hoje, só chegamos aonde chegamos graças à oportunidade que tivemos lá atrás de estudarmos numa escola pública”, disse, emocionado.

“A universidade pública é uma das mais belas aquisições que a sociedade brasileira tem acesso”, completou o farmacêutico. “Muitos dos nossos filhos só vão poder ter acesso ao estudo porque, um dia, nós estivemos aqui”, finalizou.

Prestaram as homenagens, também, na cerimônia, o coordenador do curso de Farmácia, prof. Marcelo da Silva; a diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, profa. Maria Rita Rodrigues; a pró-reitora adjunta de Graduação, profa. Roberta Sanches; e o vice-reitor da Instituição, prof. Alessandro Pereira.

Em seu discurso, o vice-reitor agradeceu os jubilados pela contribuição na construção de uma universidade melhor. “Aqui é a casa de vocês, a história de vocês. A UNIFAL-MG faz parte da vida de vocês e vocês fazem parte da história da Universidade”, destacou o vice-reitor.

Confira as fotos. (fotos: arquivo/Dicom)


Sobre os jubilados

Como forma de representar os profissionais que comemoraram os 25 anos de formatura neste ano, a enfermeira Adriana Batista Souza, da turma Profa. Mônica La Salette da Costa Godinho, concedeu entrevista à Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.

Conforme mencionado por Adriana Souza, a turma se reuniu, a cada 5 anos, para manter o contato entre os colegas. Segundo ela, os integrantes da turma se surpreenderam quando descobriram, por meio da colega Flávia, que havia a cerimônia de Jubileu de Prata na Instituição.

Adriana Batista Souza faz parte da turma Profa. Mônica La Salette da Costa Godinho e comemorou os 25 anos de formatura no dia 06 de outubro. (Foto: arquivo/Dicom)

“É uma oportunidade que a gente tem de voltar ao campus que fez parte da nossa história. Todos nós estamos muito emocionados e muito felizes de podermos estar aqui comemorando esta vitória de forma tão célebre como a Universidade está proporcionando a nós”, agradeceu.

Segundo a enfermeira, a graduação na antiga Escola de Farmácia e Odontologia (EFOA) contribuiu muito para a sua carreira profissional. “Eu não sei fazer outra coisa que não seja a Enfermagem. Cada um de nós galgou em uma área específica, nós temos quem foi para a assistência, para a gestão, quem trabalha em atenção básica, comércio e prestação de serviços, entre outras. São oportunidades de trabalho muito diversificadas”, contou a enfermeira.

“E a qualidade da nossa formação e a potência do corpo docente da Instituição, já naquela época, sempre foi um ponto muito forte da Universidade. Isso fez todo diferencial para o nosso desempenho profissional, pois acredito que todos nós estamos muito realizados profissionalmente”, completou Adriana. Atualmente, a enfermeira atua na gestão de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Mauá-SP.