Aula inaugural da Liga Acadêmica de Odontologia em Saúde Coletiva aborda o papel do cirurgião-dentista no SUS

No mês de outubro, estudantes e docentes do curso de Odontologia, bem como profissionais da área, participaram da aula inaugural da Liga Acadêmica de Odontologia em Saúde Coletiva (LAOSC). A aula aconteceu no auditório Leão de Faria no dia 20/10, oportunidade em que a organização apresentou a equipe inicial constituinte e realizou homenagens a colaboradores do curso.

Mesa de abertura na cerimônia – professor Edmêr Silvestre (diretor Faculdade de Odontologia); professor Sandro Cerveira (reitor); professora Daniela Lima (coordenadora da Liga); professora Maira Munhoz (representante do Colegiado do curso), e o acadêmico Davi Valadares (presidente da Liga). (Foto: Arquivo/Dicom)

O evento contou com a presença do reitor, o professor Sandro Amadeu Cerveira; do diretor da Faculdade de Odontologia (FAO), o professor Edmêr Silvestre Pereira Júnior; da representante da coordenação e membra do Colegiado do curso de Odontologia, a professora Maira Foresti Vieira Munhoz; da coordenadora da Liga, a professora Daniela Coelho de Lima, e do presidente da Liga, o acadêmico Davi Figueiredo Valadares.

“Quando aceitei a missão de ser coordenadora dessa Liga foi no intuito de deixar a minha contribuição dentro da UNIFAL-MG e junto à sociedade no que se remete a ampliar as perspectivas da formação dos acadêmicos da Faculdade de Odontologia da UNIFAL-MG e de formar um profissional com visão crítica, ética e compromissada no que tange aos valores sociais frente a responsabilidade de cuidar de forma empática e competente do outro”, compartilhou a professora Daniela Lima.

Segundo a coordenadora, a construção da Liga iniciou-se em 24 de fevereiro de 2023  com o comprometimento e dedicação de alguns discentes que em suas palavras “foram peças fundamentais” para a concretização. “A LAOSC objetivará ser uma força propulsora para a legitimação social da Odontologia e de trabalho de forma ativa COM a sociedade a fim de que seja uma experiência singular de aprendizado”, discursou.

Neuza Maria Vieira, secretária da coordenação do curso de Odontologia, foi homenageada. Na foto, posa com a ligante Gabriella Corceti. (Foto: Arquivo/Dicom)

Em seu pronunciamento, o presidente da Liga, Davi Valadares, falou da alegria de participar da criação e inauguração da LAOSC. “Hoje estamos iniciando uma nova história, edificante para a formação dos discentes da Faculdade de Odontologia da UNIFAL-MG, e de oportunidades para a população do município de Alfenas e região do Sul de Minas Gerais”, afirmou.

Durante a cerimônia, os integrantes da Liga Acadêmica de Odontologia em Saúde Coletiva também realizaram uma homenagem à secretária da coordenação do curso, Neuza Maria Vieira. A ligante e pós-graduanda, Gabriella Corceti, fez a leitura de uma mensagem e, enquanto fotos de vários momentos da homenageada eram exibidos no telão, a ligante Amanda Leão e sua amiga Ana Clara, filha da coordenadora da Liga, cantaram e tocaram a música “Amigo Velho”. Na sequência, foi anunciado o apadrinhamento da Liga pelo Instituto Marden Bastos, representado pelo professor Marden Bastos.

Vinicio Rocha, egresso do curso de Odontologia da Universidade e professor, ministra a aula inaugural. (Foto: Arquivo/Dicom)

A aula inaugural sobre o tema “O papel do cirurgião-dentista no SUS: área de atuação e perspectivas” foi ministrada pelo professor Vinicio Rocha, egresso do curso de Odontologia da Universidade, doutor e mestre em Odontologia pela Unicamp, especialista em Saúde Coletiva pela USP.

Ao término do evento, a organização realizou o sorteio de diversos brindes e ofereceu coffee break a todos os presentes.

A Liga Acadêmica de Odontologia em Saúde Coletiva

A LAOSC foi idealizada como resposta ao desejo de enriquecer o entendimento e ampliar a visão dos estudantes, pós-graduandos e profissionais no que diz respeito ao conhecimento e à prática na área da saúde coletiva.

Conforme a professora Daniela Lima, a LAOSC foi idealizada como resposta ao desejo de enriquecer o entendimento e ampliar a visão dos estudantes, pós-graduandos e profissionais no que diz respeito ao conhecimento e à prática na área da saúde coletiva. (Foto: Arquivo/Dicom)

Conforme a coordenadora, o foco das atividades será explorar o panorama da Odontologia no contexto da Sistema Único de Saúde e auxiliar na compreensão e atuações nesse campo por meio de relatos de experiências que se conectam a conceitos técnicos-científicos. “Isso resultará em uma contribuição significativa para suas respectivas práticas e intervenções no âmbito da saúde coletiva”, comenta a professora Daniela Lima.

Na visão da coordenadora, a iniciativa de criação da LAOSC fortalece a UNIFAL-MG e impacta diretamente a população. “Para a Universidade é muito benéfico no que tange à visibilidade e relevância social, uma vez que a população de Alfenas e região do Sul de Minas Gerais serão contempladas com as ações dessa Liga”, afirma.

Os integrantes da LAOSC deverão participar de atividades educativas, preventivas e curativas em comunidades vulneráveis, envolvendo as diversas populações, de acordo com os ciclos de vida. “Essa abordagem engloba rodas de conversas, participação ativa no Conselho Municipal de Saúde de Alfenas, participação em grupos operativos, visitas técnicas relacionadas à atenção primária, secundária e terciária, parcerias com projetos ou programas comunitários, aperfeiçoamento de conteúdo relacionado ao cuidado com a saúde, participação em eventos científicos e trocas de vivências nos diversos níveis de atenção do SUS”, detalha a coordenadora.

Integrantes da Liga de Odontologia em Saúde Coletiva (LAOSC), (Foto: Arquivo/Dicom)

Atualmente a LAOSC é constituída pelos estudantes do curso da Faculdade de Odontologia: Amanda Alves Leão, Davi Figueiredo Valadares, Iasmim Renó Jorge Moreira, Isadora Abdalla Ferreira, Mateus Ferreira Lopes, Roniéli de Oliveira Silva, e a acadêmica do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Gabriella Corceti.

A coordenação é responsabilidade da professora Daniela Lima e do professor Alessandro Aparecido Pereira, que recebem apoio dos professores colaboradores Daniela Silva Barroso de Oliveira, Leandro Araújo Fernandes, Vinício Felipe Brasil Rocha e da pós-doutoranda Heloísa de Sousa Gomes Rodrigues.