Pesquisa realizada por projeto de extensão da UNIFAL-MG é divulgada em parceria com mídia local

O portal Alfenas Hoje publicou, no dia 29/10, uma matéria que aponta informações da pesquisa elaborada pelas estudantes Emanoely Ladeira Sigiani e Fabrícia Aparecida Vieira, do curso de Ciências Sociais – Bacharelado da UNIFAL-MG. Sob a supervisão dos docentes Marcelo Conceição e Luis Antônio Groppo, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG, as estudantes divulgaram a pesquisa do projeto de extensão “A Imaginação Sociológica e o Sul de Minas”, do curso de Ciências Sociais da Universidade.

Os dados divulgados são da pesquisa “Identidade Sul-Mineira: Diagnóstico cultural, social, político e econômico do Sul de Minas Gerais”, realizada entre maio e junho de 2022, que entrevistou 1320 moradores em pelo menos 20 municípios. “Mais de 47% de mulheres e cerca de 33% dos homens sempre moraram em Alfenas. Tal como revelado anteriormente, as mulheres tendem a permanecer no sul de Minas. Dessa forma, é preciso pensar no que leva o gênero feminino a permanecer nessa localidade mais do que o masculino”, afirmaram.

“Mudar de localidade não é algo fácil, principalmente, quando não se tem condições financeiras e sociais para isso, esse é um dos assuntos que precisa ser pensado e analisado”, completaram.

Acesse a reportagem completa: https://www.alfenashoje.com.br/noticia.asp?id_noticia=22096

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.