“Desenvolvimento, Sustentabilidade, Políticas Públicas e Culturais: experiências e práticas de pesquisa” – Fernando Batista Pereira et al.

Acaba de ser lançado o livro “Desenvolvimento, Sustentabilidade, Políticas Públicas e Culturais: experiências e práticas de pesquisa” que busca fomentar a formação continuada dos profissionais da educação de diversas áreas do saber. A obra é fruto da parceria entre o Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e Sociedade da UNIFAL-MG e o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento da  Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Empresas (FACCAT).

Capa do livro. (Imagem: editora Científica Digital)

Lançado pela editora Científica Digital, a obra resulta de movimentos interinstitucionais e de ações de incentivo à pesquisa e é constituída de um processo colaborativo entre professores, estudantes e pesquisadores que se destacaram e qualificaram as discussões nas temáticas abordadas.

Da esquerda para a direita estão os professores Fernando Pereira, Margarete Araújo e Daniel Gevehr. (Foto: arquivo pessoal)

Entre os organizadores do livro estão o professor Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas da UNIFAL-MG; a professora Margarete Panerai Araújo, profa. visitante do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS) da UNIFAL-MG; e o professor Daniel Luciano Gevehr, docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da FACCAT.

Em 292 páginas e 13 capítulos, o livro reúne discussões de professores, estudantes e pesquisadores acerca de temas de interesse público contemporâneo, como políticas públicas da área de educação, habitação, agricultura familiar, resíduos e meio ambiente.

Segundo o professor Fernando Pereira, a chamada de trabalhos para a publicação foi lançada, publicamente, em julho de 2023, contando com a participação de professores e pesquisadores das mais diversas universidades do país. “O resultado foi a seleção de trabalhos em uma ampla gama de temas e áreas disciplinares, com destaque especial para alunos, egressos e professores do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS), do qual eu e a professora Margarete fazemos parte”, explicou.

Ainda, o docente destacou que a professora Margarete Araújo encerra as atividades na Instituição em breve e deixa o livro como um fechamento de ciclo positivo da passagem ela pelo PPGPS.

O livro é voltado para a comunidade geral e está disponível gratuitamente no site da editora: https://www.editoracientifica.com.br/livros/desenvolvimento-sustentabilidade-politicas-publicas-e-culturais-experiencias-e-praticas-de-pesquisa