Docente da UNIFAL-MG comenta situação da Covid-19 no sul de Minas; reportagem repercute em mídia local

O professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, concedeu entrevista ao Jornal Mandu News do Portal Terra do Mandu e comentou o aumento de casos no cenário atual da COVID-19 no sul de Minas . A entrevista foi ao ar no dia 09/11.

“Nós temos aí um aumento episódico, porque a doença deixou de ser aquela emergência que era, infelizmente, mas teremos que conviver com ela. Ela vai ter altos e baixos, tivemos alguns picos nos casos associados, de maneira compreensível, aos grandes feriados. Ocorre também uma particularidade, que é o que preocupa em relação à COVID-19, que diferentemente de gripes, resfriados e algumas outras doenças respiratórias, onde se tem a chamada sazonalidade, a Covid não tem, ela fica o ano todo”, afirmou.

Segundo o docente, a vacina continua disponível à população nos postos de serviço à saúde. “Existe um detalhe recente já, o Ministério da Saúde anunciou, para 2024, o programa nacional de vacinação, adicionando uma nova rotina. Existe a vacina bivalente, aquela que é feita a partir do vírus original da COVID-19, e o vírus da Ômicron, que é a variante, que desde 2022 vem prevalecendo e a partir dela se tem as subvariantes. Então, vai sair uma vacina nova e atualizada, que em 2024 não será obrigatória e não teremos esse chamado para a população inteira se vacinar”, completou.

Confira a reportagem completa pelos links: https://www.youtube.com/watch?v=QnKJt7P7Wbg

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.