Em reportagem, professor de Economia da UNIFAL-MG comenta ações promocionais praticadas em novembro

No dia 08/11, o Jornal EPTV – 1ª edição exibiu uma reportagem orientando os consumidores sobre como não cair em práticas fraudulentas de alguns comércios neste período, quando há promoções como a Black Friday. Na oportunidade, o professor Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, deu dicas de planejamento para aproveitar as promoções sem cair em armadilhas.

Segundo o economista, o que se deve considerar é o quanto realmente se precisa desses produtos, mesmo quando estão em promoção. “Antes que essa promoção ocorra, devemos fazer uma lista em casa dos produtos que precisamos efetivamente e, depois, você passa a acompanhar estes produtos para ver se houve promoção ou não. A ideia é a gente não se sentir seduzido por uma promoção de 50% ou 60% de um produto que, ao fim, não precisávamos depois dessa compra”, afirmou.

“O segundo elemento importante é acompanhar o histórico dos preços passados, quer dizer, ‘essa promoção agora é efetiva ou é uma fraude?'”, indagou o docente. Porque, boa parte, muitas vezes, da exploração que a publicidade faz, é a de promoção de ‘até noventa por cento’, e esse ‘até noventa por cento’, até cinco por cento está cabendo aí, um por cento está cabendo aí, então qual efetivamente é essa promoção, é boa ou não?”, completou.

Confira a reportagem completa no link: https://globoplay.globo.com/v/12097056/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.