UNIFAL-MG comemora Jubileu de Ouro da Odontologia; cerimônia marca 50 anos da turma graduada em 1973

“Comemoremos, pois cinquenta anos não são cinquenta dias”. A mensagem proferida pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Prof. Francisco Lopes Xarão, antecipou as emoções que marcaram o Jubileu de Ouro da Odontologia da UNIFAL-MG. A turma de 1973 comemorou os 50 anos de formatura ao lado de professores, familiares e amigos. Ao todo, 40 jubilados receberam os certificados comemorativos.

Além do pró-reitor de Extensão e Cultura, que conduziu a cerimônia, estiveram presentes na solenidade e compuseram a mesa solene: o diretor da Faculdade de Odontologia, Prof. Edmêr Silvestre Pereira Júnior; o docente homenageado representando todos os professores da turma, Prof. Caio Túlio do Prado Carneiro; e o orador da turma na cerimônia, o cirurgião-dentista Márcio Abibi Soares.

Descerramento da placa comemorativa feito pelo cirurgião-dentista Ênio Moscardini D’Assunção e pelo diretor da Faculdade de Odontologia, Prof. Edmêr Pereira Júnior. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Após a composição da mesa solene, os diplomas comemorativos pelo quinquagésimo ano de formatura foram entregues aos jubilados pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Prof.  Francisco Xarão, e pelo professor homenageado, Prof. Caio Carneiro.

Em seguida, foi feito o descerramento da placa comemorativa do Jubileu de Ouro. A entrega do marco foi feita pelo cirurgião-dentista Ênio Moscardini D’Assunção e pelo diretor da Faculdade de Odontologia, Prof. Edmêr Júnior.

A cirurgiã-dentista Isaura Clara Tiso Veiga prestou homenagem à Profa. Clarice Oliveira de Souza. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Na ocasião, os cirurgiões-dentistas homenagearam alguns professores que fizeram parte do corpo docente da turma. As cirurgiãs-dentistas Isaura Clara Tiso Veiga e Maria Cândida da Silveira Ferreira homenagearam, respectivamente, os professores Clarice Oliveira de Souza e Caio Carneiro.

Na oportunidade, o cirurgião-dentista Márcio Abibi Soares prestou homenagem aos colegas e docentes. Em seu discurso, o jubilado relembrou dos momentos vividos pela turma durante a graduação. “Cada um tem uma história. E todos nós temos uma história, também, dentro da nossa faculdade”, pontuou, emocionado. “Para nós, é uma honra muito grande ter participado dessa grande escola antiga de tradição e, com certeza, ela vai continuar crescendo cada vez mais e levando mais profissionais para todos os lugares”, finalizou.

A fim de marcar a contribuição dos jubilados, o diretor da Faculdade de Odontologia, Prof. Edmêr Pereira Júnior, declarou: “A jornada de 50 anos de vocês é uma história de transformação e evolução, tanto na vida de cada um de vocês como na nossa faculdade”,  frisou.

Pró-reitor de Extensão e Cultura da UNIFAL-MG, Prof. Francisco Xarão. (Foto: arquivo/Dicom-UNIFAL-MG)

O diretor da Faculdade citou as mudanças significativas e os avanços tecnológicos da Odontologia ao longo dos anos. “Agora, a famosa Odontologia Digital, novas abordagens terapêuticas, uma compreensão cada vez mais profunda da relação entre saúde bucal e saúde geral. A Faculdade de Odontologia da UNIFAL-MG sempre primou para estar na vanguarda dessas mudanças, adaptando-se, constantemente, para fornecer uma educação, relevante e atualizada”, salientou.

Em seu discurso, o pró-reitor de Extensão e Cultura da UNIFAL-MG, Prof. Francisco Xarão, se orgulhou por poder participar de mais um marco na história da Universidade. “Nós honramos o trabalho que vocês fizeram e o dos nossos colegas professores que por aqui passaram, quando nós tomamos calçados da nossa tradição e quando nós seguimos em frente, renovando. Mas renovando com esse espírito de quem quer fazer ensino de qualidade, uma formação que desenvolva a sociedade e siga nesse sentido”, frisou o pró-reitor.

Jornadas e histórias

Aos 76 anos, o cirurgião-dentista Carlos Roberto de Almeida comemora os 50 anos de formatura, ao lado de professores, amigos e familiares. (Foto: arquivo/Dicom)

Como forma de representar os profissionais que comemoraram os 50 anos de formatura neste ano, o cirurgião-dentista Carlos Roberto de Almeida concedeu entrevista à Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.

Conforme mencionado por Carlos de Almeida, durante os seus 45 anos de carreira, ele atuou em diversas cidades da região sul de Minas, como Alfenas, Machado e Serrania, bem como em cidades de outras regiões, como Sorocaba, no estado de São Paulo. Emocionado, o cirurgião-dentista revelou que a UNIFAL-MG foi o “alicerce” para o seu desenvolvimento profissional, social e familiar.

“Por meio do curso de Odontologia da EFOA/UNIFAL-MG, tive a oportunidade de exercer o magistério em Lavras, na própria EFOA e na Unifenas. A EFOA me permitiu fazer, também, o curso de especialização em prótese odontológica, o que foi um marco na minha carreira profissional como especialista e professor”, finalizou.

Confira, abaixo, as fotos da cerimônia.

(Fotos: Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG)