Pesquisa da Universidade aponta que homens devem ser responsáveis por atividades domésticas tanto quanto as mulheres

Estudo integra dados do projeto “A identidade sul-mineira: diagnóstico cultural, social, político e econômico do Sul de Minas Gerais”

Para a grande maioria dos homens e mulheres do Sul de Minas Gerais, os afazeres domésticos e cuidados com a moradia, como organizar a casa, limpar os cômodos e cozinhar, devem ser realizados por ambos. Isso é o que apontam os dados do projeto de pesquisa “A identidade sul-mineira: diagnóstico cultural, social, político e econômico do Sul de Minas Gerais” da UNIFAL-MG.

Dentre 1.320 moradores entrevistados de 20 municípios da região, mais de 85% afirmaram que tanto homens quanto mulheres devem ser os responsáveis pelos afazeres domésticos. “Chama atenção o fato que, 14% das mulheres que responderam à pesquisa, acreditam que elas próprias devam ser as únicas responsáveis pelas atividades domésticas, enquanto 9% das respostas femininas indicam que os homens devam ser os responsáveis”, conta o professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Marcelo Conceição, coordenador da pesquisa.

Conforme o pesquisador, entre as respostas masculinas, apenas 0,8% acreditam que sejam eles próprios os responsáveis por essas tarefas, enquanto 0,7% acreditam que as mulheres sejam as responsáveis. “Quase 2% dos homens e pouco mais de 1% das mulheres acreditam que um funcionário ou uma funcionária deve ser responsável pelas tarefas”, acrescenta.

Na análise do coordenador do estudo, apesar de a grande maioria de homens e mulheres entenderem que a responsabilidade pelas atividades domésticas precisa ser compartilhada, é possível inferir que ainda é uma tarefa atribuída mais ao papel da mulher. “Podemos pensar, diante desses dados, que, embora a maioria dos homens e mulheres acredite que ambos devam ser os responsáveis pelos afazeres domésticos, ainda recai mais sobre a mulher essa responsabilidade, conforme quase 15% das próprias mulheres indicaram”, ressalta.

O professor Marcelo Conceição comenta que nos últimos anos houve um movimento de discussões sobre os papéis sociais de homens e mulheres, o que pode ser observado na pesquisa. “Nas tarefas do lar isso pode ser refletido pelos dados apresentados, mas é de se esperar que a divisão dos afazeres, de fato, tem acontecido nos lares”, diz.

Autores da análise do estudo com foco na percepção dos moradores sobre as responsabilidades domésticas

Os dados analisados correspondem às informações levantadas entre maio e junho de 2022 em 20 municípios da região. A investigação contempla um conjunto de 162 municípios que fazem parte das regiões intermediárias de Pouso Alegre e Varginha. Integram a equipe, 12 docentes dos cursos de Ciências Sociais, Geografia e do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, que também atuam nos programas de pós-graduação em Administração Pública, Economia, Educação, Gestão Pública e Sociedade, e Geografia. Além dos professores, o projeto conta com dois colaboradores externos, 10 estudantes de graduação e quatro de pós-graduação.

“Esta pesquisa tem relevância não apenas para conhecer as características regionais e aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos do Sul de Minas, como também identificar as preocupações da população para auxiliar a elaboração de políticas pública para a população”, argumenta o coordenador da pesquisa.

A análise do estudo com foco na percepção dos moradores sobre as responsabilidades domésticas foi feita pelos acadêmicos do curso de Ciências Sociais (Bacharelado), Monica Penteado Ramirez e André Luis Domingos, sob a supervisão dos professores Marcelo Conceição e Luís Antonio Groppo. Os resultados também são divulgados no portal Alfenas Hoje, por meio da parceria no projeto de extensão “A imaginação sociológica e o Sul de Minas”.

Para saber mais detalhes sobre a pesquisa, acesse aqui.