UNIFAL-MG é parceira do 1º Encontro Regional de Cozinha Mineira e Turismo Rural do Lago de Furnas; evento busca apresentar o potencial turístico na região

A fim de apresentar o potencial turístico na região do Lago de Furnas, por meio da integração de diferentes setores da sociedade, foi realizado o I Encontro Regional de Cozinha Mineira e Turismo Rural do Lago de Furnas – Raízes do Lago, nos dias 10 e 11 de novembro. A ação foi promovida pelo Circuito Turístico Lago de Furnas em parceria com a  UNIFAL-MG, Unifenas, Prefeitura de Alfenas, Emater e Abrasel.

A abertura do evento foi realizada no Auditório Leão de Faria da UNIFAL-MG, no dia 10/11, bem como as palestras, mesas redondas e apresentações. Ao longo dos dias de evento foram promovidos, gratuitamente, seminários, painéis, oficinas show, desafios, feiras de empreendedorismo e de produtos dos municípios, rodada de negócios, atrações culturais, entre outros.

Ainda, o Museu da Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG foi aberto à visitação para a apresentação do acervo e o lançamento da exposição “Mar de Minas”, em comemoração aos 30 anos da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago).

Segundo a presidente do Circuito Turístico Lago de Furnas, Thayse Castro, o evento teve sucesso no município. “O evento quebrou paradigmas, conectou pessoas, alinhou ideias e, principalmente, enraizou na ‘Cidade dos Lagos’ que também é ‘Paraíso dos Pescadores’. Dele, já surgiu ideia de criação de um projeto de lei pra que ele aconteça todos os anos em Alfenas e faça parte do calendário de eventos do município. E, além disso, que promova visitas técnicas e turismo de experiência durante o encontro”, afirmou.

Um dos palestrantes que contribuiu com o evento, diretor de desenvolvimento e relações interinstitucionais IFSul de Minas, Luis Adriano Batista, salientou a importância do debate em torno da sustentabilidade, promovido pela UNIFAL-MG.

“O Raízes do Lago foi um evento que celebrou a região de Furnas, mostrando a riqueza que temos nos municípios que participam do lago de Furnas e também os desafios de conciliar o uso correto da natureza e a exploração humana. Foi possível conhecer que ainda temos muito a crescer e a contribuir de forma sustentável para o desenvolvimento de nossa região e também cobrar as melhores práticas ambientais para todos que fazem uso do chamado mar de Minas”, destacou.

Para a pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura, profa. Giovana de Fátima Lima Martins, a realização do encontro une forças entre as instituições e abre caminhos para a troca de conhecimento e o fortalecimento de reflexões sobre a temática.

“É uma via de mão dupla em que Universidade e sociedade crescem juntos. A UNIFAL-MG, historicamente, reforça seu papel junto ao sul de Minas e se sente honrada por acolher os participantes e ser a anfitriã nesse evento com tanta riqueza cultural, discussões e explanações construtivas e tão pertinentes. É importante entender que, unindo-se as diferentes falas, a expertise acadêmica pode estabelecer conexões com a comunidade, acolhendo demandas, e se colocar a serviço da sociedade”, salientou a pró-reitora.

Segundo ela, o encontro abre espaço para reflexões acerca do crescimento do setor, norteando objetivos práticos. “Podemos destacar por exemplo a importância da indicação geográfica, abordagem tão bem apresentada pelo palestrante Luís Adriano Batista do Instituto Federal de Minas Gerais, a necessidade do crescimento em compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável apresentados pela Gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da UNIFAL-MG, Julieta Moreira, e pelo Prof. Rogério Prado, da UNIFENAS”, reforçou.

Confira as fotos do evento. (Foto: arquivo pessoal/profa Giovana de Fátima Lima Martins)