Educadores do Ensino Básico do município de Alfenas atualizam conhecimento sobre Educação Alimentar e Nutricional em curso de formação promovido pela UNIFAL-MG

A UNIFAL-MG ofereceu, de 30/10 a 27/11, o curso de Formação em Educação Alimentar e Nutricional de Educadores do Ensino Básico a profissionais da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Alfenas. A formação foi realizada como parte do projeto de extensão “Promoção da Educação Alimentar e Nutricional nas Escolas” e objetivou ampliar e atualizar os conhecimentos dos profissionais sobre a temática.

Considerando a importância e obrigatoriedade da inclusão da Educação Alimentar e Nutricional nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas da rede básica, a iniciativa foi uma demanda do setor da alimentação escolar da Secretaria de Educação do município.

Lucas Daniel Sanches é professor na Faculdade de Nutrição (FANUT) da UNIFAL-MG. (Foto: arquivo pessoal)

“A formação de educadores em Educação Alimentar e Nutricional surgiu como demanda da Secretaria Municipal de Educação e coletivamente construímos este curso piloto, já que, desde 2018, pela Lei 13.666, a Educação Alimentar e Nutricional deve ser incluída no currículo escolar entre os temas transversais da BNCC”, explicou o coordenador do curso, prof. Lucas Daniel Sanches, da Faculdade de Nutrição (FANUT) da UNIFAL-MG.

Dividido em 5 encontros de 4 horas, a formação abordou os temas: Alimentação Saudável e Sustentável; Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); Educação Alimentar e Nutricional (EAN); Ambiente Alimentar Escolar; Estratégias de Educação Alimentar e Nutricional no Âmbito Escolar.

Conforme informado pelo coordenador, a elaboração do conteúdo de formação contou com alunos de Iniciação Científica, de TCC, extensionistas e estagiários da Instituição. “A participação dos alunos e extensionistas na construção e execução do curso possibilitou a aplicação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades essenciais relacionadas à prática profissional do nutricionista no que tange a Educação Alimentar e Nutricional”, afirma o docente.

Externamente, o curso foi planejado em conjunto com a nutricionistas da alimentação escolar, superintendentes e coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Alfenas.

O conteúdo totalizou uma carga horária de 20 horas e formou cerca de 35 supervisores pedagógicos da rede municipal, segundo a organização. Os encontros síncronos foram realizados na sala O-325 da Sede da UNIFAL-MG e os assíncronos, via Google Meet.

Na oportunidade, Lucas Sanches informou que a equipe de organizadores do curso pretende dar continuidade com novas edições, com foco no ensino fundamental e, posteriormente, com outros atores da comunidade escolar, como professores e cozinheiras escolares.