Mestrado Profissional em Matemática realiza primeira defesa; tema do trabalho apresentado envolve jogos de tabuleiro no ensino de números inteiro

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) da UNIFAL-MG realizou na terça-feira (05/12), a primeira defesa do programa com a apresentação da dissertação intitulada “Jogos de Tabuleiro no Ensino de Números Inteiros: Uma Proposta de Sequência Didática”.

(Foto: Reprodução)

Desenvolvida pelo acadêmico Luiz Gustavo Alves Silva, sob a orientação da professora Cátia Regina de Oliveira Quilles Queiroz, o trabalho visou apresentar uma sequência didática para o ensino de números inteiros baseada na aplicação de um jogo de tabuleiro educativo.

“Tal proposta surgiu da necessidade de se buscar alternativas para transpor a Matemática formal para uma linguagem lúdica e atrativa a estudantes da Educação Básica”, descreve o autor no resumo do trabalho. Segundo ele, a pesquisa buscou fazer aplicações práticas do jogo em salas de aula de 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, a fim de verificar a eficácia do jogo a partir de uma perspectiva socioconstrutivista. “Os resultados preliminares desta pesquisa indicam que o jogo proposto cumpre seu objetivo de ser divertido e interativo”, acrescentou.

A defesa ocorreu de forma remota pelo Google Meet e contou com a banca formada pela professora Andréa Cardoso, do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UNIFAL-MG, e pelo professor Paulo César Xavier Duarte, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS).

Segundo o professor Evandro Monteiro, coordenador local do mestrado, o PROFMAT é coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática e visa à formação aos professores atuantes no ensino básico que ministram a disciplina de Matemática, preferencialmente aos professores da rede pública de ensino. A UNIFAL-MG se tornou uma instituição associada em 2021 e teve seu primeiro ingresso de alunos no início de 2022. O mestrado tem conceito 5 na avaliação da Capes.

(Reprodução)

“Gostaríamos de parabenizar o discente Luiz Gustavo Alves Silva e a orientadora professora Dra. Cátia Regina de Oliveira Quilles Queiroz elaboradores do trabalho intitulado por ‘Jogos de Tabuleiro no Ensino de Números Inteiros: Uma Proposta de Sequência Didática’ e ainda agradecer a todos que de alguma forma contribuíram para que esse momento ocorresse”, manifestou o coordenador local.

Conheça o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)