Em reportagem, docente da UNIFAL-MG comenta pesquisa do IBGE; 27,5% das pessoas, no sul de Minas, se autodeclaram pretas

No dia 23/12, o Jornal da EPTV – 2ª edição – exibiu uma reportagem sobre o aumento de pessoas que se autodeclaram pretas no sul de Minas. Na oportunidade, a professora Janaina de Mendonça Fernandes, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, comentou a importância deste cenário, principalmente, para a criação e manutenção de políticas públicas para a população preta.

Segundo a docente, os dados verificados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e demonstram, por meio de uma estrutura racista, a necessidade de maiores políticas públicas para que não mais se tenham em consideração cidadãos de primeira ou segunda classe, conforme observado no país. “Temos cidadãos que, por serem brancos, são privilegiados por essa estrutura racista e obtêm acessos a direitos constituídos e consolidados dentro da Constituição. Temos também pessoas que por terem a pele mais escura, serem pessoas pretas e pardas não têm acesso a esses mesmos direitos”, afirmou.

Confira a reportagem completa no link: https://globoplay.globo.com/v/12217681/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.