Docente da UNIFAL-MG explica, em reportagem, os fenômenos climáticos observados em 2024

O professor Paulo Henrique de Souza, do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG, concedeu uma entrevista ao Jornal EPTV – 1ª edição, 2ª edição e ao Bom dia Cidade. Na oportunidade, o docente explicou como o tempo vai influenciar a agricultura em 2024. As matérias foram ao ar dia 01/01.

De acordo com o docente, a tendência é que se tenha parâmetros dos índices pluviométricos – que é a quantidade de chuva por metro quadrado em determinado local e em determinado período – próximos à média esperada ou pouco acima em 2024. “A temperatura também deve ficar na média ou pouco acima, dada a influência final do El Niño. É possível ter até meados de abril esse fenômeno, mas não mais com a força que ocorreu em 2023, onde ocorreram os eventos das ondas de calor”, afirmou.

“A partir de abril deve ser observado um intervalo de transição entre o El Niño para La Ninã e o período de neutralidade, e para a observação em tempos de aquecimento global, esse ‘ato de transição’ sobre as mudanças climáticas não serão como aqueles habituais normalmente experienciados, e isso traz preocupações porque sempre que se tem um choque de situações adversas você pode ter um período de instabilidade e eventos extremos”, completou.

Confira as reportagens completas pelos links: https://globoplay.globo.com/v/12232329/ | https://globoplay.globo.com/v/12233250/ | https://globoplay.globo.com/v/12233832/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.