Em entrevista para jornal regional, professor da Universidade analisa níveis da capacidade dos reservatórios de água de Poços de Caldas

Uma matéria do Jornal da EPTV – 1ª edição, desta quarta-feira (10/01), mostrou como estão operando os reservatórios de água da região. A repórter Carol Scassiotti apresentou como está a situação em Poços de Caldas: o Bortolan, com cerca 80% do nível (79,9%), e o Cipó com mais de 45% (45,88%). Na oportunidade, o professor Alexandre Silveira, dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental da UNIFAL-MG Poços de Caldas, foi entrevistado ao vivo para comentar se as capacidades são satisfatórias.

Em sua fala, o professor destacou as múltiplas funções dos reservatórios. “O reservatório Bortolan é utilizado para lazer, turismo e geração de energia. A época de chuva, que começa aqui na nossa região por volta de setembro e outubro, promove o enchimento dos reservatórios, que devem estar plenamente em seu volume máximo mais para fevereiro, março ou abril. Então 80% para os usos que ele se presta no momento, são satisfatórios”, afirmou.

Ao ser indagado sobre a situação do reservatório do Cipó, cuja função principal é o abastecimento público, o docente lembrou que no ano de 2023 a região apresentou chuvas acima da média, o que permite esperar que as águas que ainda vão escoar para o reservatório, juntamente às chuvas do mês de janeiro, aumente o nível do reservatório.

Confira a entrevista, no link: https://globoplay.globo.com/v/12255373/