Projeto “Polímeros e Futebol” envolve estudantes de escolas públicas de Poços de Caldas e região em atividades práticas no campus da UNIFAL-MG na cidade

Fruto de uma parceria com o MIT, iniciativa busca familiarizar os alunos com conceitos essenciais em Química e Engenharia de Materiais

A UNIFAL-MG, em parceria com a Massachussetts Institute of Technology (MIT), oferece a estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio o projeto “Polímeros e Futebol”, que consiste em uma semana de atividades práticas e teóricas sobre Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM). A oficina integra o MIT International Science and Technology Initiatives (MISTI) e está ocorrendo de 08 a 12 de janeiro, no campus Poços de Caldas.

Ao fundo, o professor Leonardo Damasceno, coordenador do projeto na UNIFAL-MG, orienta os participantes sobre as atividades. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

São 30 estudantes do ensino médio da rede pública de Poços de Caldas e região envolvidos nas atividades, que têm por objetivo despertar o interesse pela Ciência e Tecnologia e apresentar as possibilidades de estudar em uma universidade federal.

Na programação, estão atividades como discutir ciência dos materiais, reciclagem de polímeros, prototipagem rápida, economia circular e sustentabilidade ambiental. Durante as oficinas, os participantes são envolvidos na desconstrução de uma bola de futebol, por exemplo, para identificar as várias camadas e composição química, as propriedades e função na bola. Outros materiais como a chuteira, os uniformes, a rede e o apito do árbitro também são trabalhados nas oficinas.

Conforme explicam as líderes do MIT-Brazil Global Teaching Labs de 2024, Thalyta Stefani Amâncio Santiago e Katharina Fransen, o programa tem o objetivo de familiarizar os alunos com conceitos essenciais em Química e Engenharia de Materiais. “O workshop inclui temas como polímeros, sustentabilidade e temas relacionados à saúde, tudo dentro do contexto emocionante do nosso amado futebol”, destaca.

Segundo as representantes do MIT no Brasil, a equipe formada pela instituição americana e colegas brasileiros busca ensinar tópicos práticos sobre o tema, seguindo o formato de um acampamento de verão, com breves apresentações técnicas intercaladas com atividades práticas e exercícios em grupo. “Os conceitos apresentados preparam os alunos como cidadãos para participar numa sociedade sempre mais ligada com tecnologia, e esperamos que essa introdução também desperte neles uma vontade de aplicar esses conceitos numa carreira baseada em ciência para fazer a contribuição deles ao melhoramento de nosso país e região”, salientam as líderes do MIT.

Thalyta Stefani Amâncio Santiago – uma das líderes do MIT-Brazil Global Teaching Labs de 2024. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Durante a abertura do evento, Thalyta Stefani Amâncio Santiago enfatizou: “Estamos muito felizes de estarmos aqui para nossa primeira semana do workshop e tudo está sendo possível graças à ajuda da Universidade, dos colaboradores e dos alunos. Essa será uma experiência que nunca esqueceremos e esperamos que todos os nossos alunos se sintam iguais.”

De acordo com o professor Leonardo Damasceno, coordenador da edição do programa na UNIFAL-MG, o projeto se torna importante tanto ao levar extensão aos alunos do ensino médio como na internacionalização da Universidade. Para ele, as atividades trazem bons frutos à UNIFAL-MG e se estendem em outras ações. “O projeto já está se estendendo em outras ações, por exemplo, na criação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química”, destacou o docente.

“Eu espero ter a oportunidade de conhecer pessoas com interesses semelhantes aos meus e que veem na Ciência um mar de possibilidades”, compartilhou a estudante Vivian Matos, da cidade de Pouso Alegre. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor José Francisco Lopes Xarão, o projeto desenvolvido junto ao MIT dá continuidade ao trabalho de relacionamento internacional da Universidade e de internacionalização da extensão universitária. Segundo ele, o trabalho de rede envolve não só a parceria com o MIT, mas com a Caldense, time de futebol de Poços de Caldas, e com as escolas de ensino médio da região. “Esta é a aposta que nós estamos fazendo fortemente para os próximos anos: consolidar essas redes de cooperação para trazer gente para dentro da Universidade e levar os nossos estudantes para outras instituições”, pontuou o pró-reitor.

Os participantes manifestam entusiasmo com as atividades programadas para a semana do workshop. É o caso de Vivian Beatriz Viana Matos da cidade de Pouso Alegre, que se deslumbra em conhecer a UNIFAL-MG. “Antes de vir para cá eu estava com muita expectativa por conhecer cenários e pessoas diferentes, viver experiências diversas. Chegando aqui, foi muito gostoso, a Universidade é maravilhosa. Eu espero ter a oportunidade de conhecer pessoas com interesses semelhantes aos meus e que veem na Ciência um mar de possibilidades”, compartilhou.

A abertura do evento aconteceu na segunda-feira (08/01) no campus Poços de Caldas, e além de reunir docentes da Instituição também contou com a presença do reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira. Esta primeira edição do programa se encerra nesta sexta-feira (12/01).

Para mais informações sobre o projeto, acesse aqui.