Professor da UNIFAL-MG comenta pesquisa sobre os desafios na gestão pública de resíduos sólidos em canal regional

O programa Fala Minas, da Rede Mais, repercutiu nesta quarta-feira (10/01), o estudo desenvolvido no curso de Ciências Econômicas com ênfase em Controladoria da UNIFAL-MG, que abordou as dificuldades encontradas pelos municípios mineiros no gerenciamento do lixo. Para falar sobre o assunto, o programa convidou o professor Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), que foi um dos autores da pesquisa.

“O que a nossa pesquisa mostrou e o que a gente já vem acompanhando aí nas últimas décadas é que essa é uma realidade muito presente no nosso dia a dia”, disse o pesquisador a respeito do problema dos lixões nas cidades. “Se a gente pensar nos últimos 60, 80 anos, a população era de mais ou menos 2 bilhões de habitantes no mundo, essa população multiplicou-se por quatro, hoje a gente está com oito bilhões de pessoas e aí é muito consumo, o crescimento econômico foi muito acelerado nesse período, e aí a gente pensando que está gerando riqueza, mas a gente produz riqueza e lixo”, acrescentou.

Para o professor, é um problema a ser tratado pelos municípios e pelo estado, pois há falta de capacidade técnica e falta de recursos financeiros, sobretudo nos municípios menores. “Esse estudo mostrou muito bem que os grandes municípios, que têm uma infraestrutura melhor e maior, dão um destino melhor a esses resíduos, de recuperação ou de separação. Os municípios médios têm uma condição intermediária e justamente os municípios pequenos, que seriam aqueles que geram menos resíduos, mas no somatório são os que têm destinado para os lugares com as condições mais inadequadas”, detalha.

Assista à entrevista na íntegra, acessando o link: https://youtu.be/iz3DdA-g3Gw