UNIFAL-MG realiza audiência pública nesta sexta-feira, 08/03, para apresentar situação orçamentária da Universidade

Medidas para contornar as limitações orçamentárias serão debatidas com a comunidade

Tendo em vista a sucessiva redução de recursos que tem atingido as instituições federais de ensino superior nos últimos anos, a UNIFAL-MG realiza, nesta sexta-feira (08/03), audiência pública para apresentar a situação financeira e orçamentária da Universidade em 2024. O encontro acontece a partir das 14h, no auditório João Leão de Faria, com transmissão ao vivo pelo canal da UNIFAL-MG no YouTube.

Para adiantar a pauta, Charles Guimarães Lopes, pró-reitor adjunto de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, detalhou que, dos R$ 301.587.817,00 previstos para o orçamento total da UNIFAL-MG em 2024, mais de 86% – R$ 258.118.878,00 – são destinados às despesas obrigatórias e 14% desse total – R$ 43.468.939,00 – às despesas discricionárias.

“Embora sejam despesas alocadas na Instituição, a Universidade não tem gestão sobre os recursos obrigatórios, nos quais inclui pagamento de servidores ativos e inativos”, alertou sobre o valor que compromete 86% do orçamento total.

Segundo Charles Lopes, contas de água e de luz, serviços terceirizados como vigilância, limpeza, portaria e apoio administrativo, bem como compra de materiais e manutenção de equipamentos, além de investimentos em obras e manutenção de estrutura física, são despesas que entram nos 14% do orçamento discricionário.

O cenário preocupa, uma vez que os contratos estabelecidos pela UNIFAL-MG, tais como os serviços terceirizados, por exemplo, são reajustados ano a ano, de acordo com a inflação. No entanto, conforme explica o pró-reitor adjunto, o orçamento não acompanha a inflação e as perdas impactam diretamente o funcionamento da Universidade, com o déficit total para a manutenção já se aproximando dos R$ 12 milhões.

“O orçamento de 2023 teve um decréscimo de 4,39% em relação à inflação (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA) de 2023, enquanto o orçamento de 2024 apresentou um decréscimo de 3,27% em relação à inflação (IPCA) de 2024”, contextualiza. “Essas reduções orçamentárias recorrentes resultaram em perdas consideráveis em vários setores da Universidade, já que vêm se acumulando há vários anos”, completa Charles Lopes.

Todo o panorama dos desafios da gestão frente à redução dos recursos, bem como as medidas de contingenciamento para contornar as limitações orçamentárias, serão apresentados para docentes, discentes, técnicos administrativos, colaboradores e membros da comunidade externa na audiência pública.

Participe:

Dia: sexta-feira, 08 de março
Local: auditório João Leão de Faria
Horário: às 14h

O evento terá transmissão ao vivo pelo canal da UNIFAL-MG no YouTube.