Em comemoração aos 110 anos, UNIFAL-MG distribui canecas sustentáveis aos calouros de 2024, servidores, estagiários e colaboradores da Instituição

Considerando que no mês de abril deste ano a UNIFAL-MG irá celebrar seu 110º aniversário desde a Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA), a Gerência de Sustentabilidade, juntamente às Pró-Reitoria de Planejamento e Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis, planejaram uma ação para iniciar as comemorações com um gesto concreto e sustentável. Foram entregues a todos os servidores, estagiários e colaboradores da Instituição, além dos estudantes ingressantes do ano uma caneca produzida com material ecológico.

Julieta Aparecida Moreira é gerente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CPMAS/UNIFAL-MG). (Foto: arquivo/Dicom)

Segundo Julieta Aparecida Moreira, gerente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CPMAS/UNIFAL-MG), a intenção da ação é contribuir com possíveis mudanças de comportamentos, para adoção da caneca na rotina individual nos diferentes ambientes institucionais de atuação dos servidores e colaboradores, em substituição ao copo de plástico, que é constituído de material descartável e não sustentável.

“As canecas adquiridas e distribuídas foram produzidas a partir de fibras naturais de arroz e outros materiais reciclados, o que a torna uma opção mais sustentável”, mencionou Julieta Moreira. “Desejamos também, para além da Instituição, promover também reflexões, sensibilizando toda comunidade acadêmica quanto à necessidade de adoção de hábitos mais sustentáveis em nossas rotinas”, completou.

Conforme explicado por ela, a ideia surgiu em reunião da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CPMAS), uma vez que a oferta de canecas é uma ação tradicional da Universidade, porém era oferecida somente para os discentes ingressantes na graduação e financiada pelo recurso orçamentário da sustentabilidade.

“Quando a PRACE encaminhou a solicitação para Comissão, solicitando aprovação do recurso para aquisição das canecas, visando o oferecimento aos acadêmicos em 2024, os membros da comissão sugeriram alteração do material delas, que anteriormente eram de plástico, solicitando a verificação de opções mais sustentáveis”, contou.

Canecas sustentáveis produzidas a partir de fibras naturais de arroz e outros materiais reciclados. (Foto: arquivo/Dicom)

Cada Unidade Acadêmica, Administrativa e Pró-Reitoria da UNIFAL-MG realizou a retirada do lote de canecas suficientes para entrega nos respectivos setores e já iniciaram a distribuição aos servidores e estagiários. Todos(as) os(as) colaboradores(as) terceirizados da UNIFAL-MG também receberam canecas, sendo essas distribuídas por encarregados(as) determinados pela empresa contratante.

Além das canecas, estão em distribuição, também, os Calendários da Sustentabilidade que, na edição de 2024, foi produzido com o objetivo de divulgar a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata de um acordo global buscando alcançar um mundo melhor até 2030.

“Para tanto, foram traçados 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a versão do calendário de mesa apresenta, mês a mês, uma frase para reflexão, relacionando com alguns dos ODS. Em cada mês também são destacadas datas comemorativas com temáticas socioambientais”, explicou a servidora Julieta Moreira.

Confira as demais mobilizações para comemoração dos 110 anos de Instituição, rumo aos 20 anos de UNIFAL-MG pelo link: https://www.unifal-mg.edu.br/portal/2023/12/15/universidade-inicia-mobilizacoes-para-os-110-anos-de-instituicao-rumo-aos-20-anos-de-unifal-mg/

Acompanhe a programação em: 110 anos de Instituição, rumo aos 20 de UNIFAL-MG