UNIFAL-MG oferece treinamento intensivo gratuito a estudantes de escolas públicas que desejam participar das Olimpíadas de Matemática

Oportunidade é viabilizada pelo projeto de extensão 'Matemática para Olimpíadas', cuja proposta é aprimorar o desempenho dos estudantes nas competições

Os estudantes das escolas públicas de Alfenas interessados em se inscrever nas Olimpíadas de Matemática têm a oportunidade de participar gratuitamente de um treinamento intensivo na UNIFAL-MG. As aulas acontecem no Laboratório de Ensino de Matemática (LEMA), localizado na sala 413 do prédio D, da Sede, todas as segundas-feiras, das 16h30 às 19h30. As inscrições são feitas pela página Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI), neste link.

Coordenadores do projeto “Matemática para Olimpíadas”: Prof. Marcelo Moreira da Silva e Prof. Evandro Monteiro. (Fotos: Arquivo Pessoal)

A iniciativa faz parte do projeto de extensão “Matemática para Olimpíadas”, baseado no programa nacional POTI, que na UNIFAL-MG é coordenado pelos professores, Marcelo Moreira da Silva e Evandro Monteiro, do Instituto de Ciências Exatas (ICEx). “O projeto oferece cursos gratuitos de Matemática para alunos matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e qualquer ano do Ensino Médio”, explica o professor Marcelo Moreira.

O principal objetivo da proposta é aprimorar o desempenho dos estudantes das escolas públicas de Alfenas e região nas Olimpíadas de Matemática, incluindo a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

Segundo o coordenador, o projeto teve início em 2023 e tem sido uma experiência enriquecedora para todas as partes: tanto para a equipe envolvida quanto para os estudantes participantes. “Embora reconheçamos que o caminho para o desenvolvimento da compreensão matemática dos alunos de Alfenas é longo, as aulas ministradas representaram um pequeno passo nessa jornada”, comenta.

Como geralmente o programa nacional conta com a participação de estudantes medalhistas, o professor explica que foi necessário adaptar as aulas para atender os estudantes locais. Durante o primeiro ano, as principais dificuldades identificadas foram aquelas relacionadas à falta de familiaridade com conceitos básicos e ao desenvolvimento do raciocínio matemático. “Concentramos nossos esforços em fornecer uma base sólida e introduzir os primeiros conceitos para promover o desenvolvimento do raciocínio matemático”, relata.

As aulas do treinamento são concentradas nas grandes áreas: Álgebra, Teoria dos Números, Geometria e Combinatória. “Cada aula aborda uma dessas áreas e um tópico específico”, afirma o professor. “Essa estrutura permite que os alunos acompanhem o curso mesmo que tenham perdido aulas anteriores, já que cada aula se concentra em um tópico diferente”, acrescenta.

Conforme a coordenação, nas aulas do curso os estudantes têm acesso aos conceitos básicos do tópico e também a questões relacionadas às Olimpíadas de Matemática para prática e aplicação dos conhecimentos adquiridos. “Utilizamos como referência as apostilas do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), que é a organizadora nacional do POTI, além do material do polo de Curitiba desenvolvido pelos alunos e coordenadores do POTI-UFPR”, menciona, informando que essas apostilas servem como base para a elaboração do conteúdo das aulas, garantindo uma abordagem consistente e alinhada com os objetivos do projeto.

Além do aprimoramento do raciocínio lógico e matemático que ajuda na preparação para competições de Matemática como as olimpíadas, a participação nos cursos gratuitos do projeto também possibilita o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e a ampliação do conhecimento em áreas específicas da Matemática. “Os cursos proporcionam um ambiente de aprendizado colaborativo e estimulante, onde os estudantes podem interagir com colegas e professores com interesses semelhantes, promovendo o desenvolvimento pessoal e acadêmico”, destaca o professor Marcelo Moreira.

Para participar do treinamento, oferecido pelo projeto Matemática para Olimpíadas da UNIFAL-MG, basta acessar a página Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI) e fazer a inscrição. O curso é aberto a todos os estudantes matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e qualquer ano do Ensino Médio das escolas públicas de Alfenas e região.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3701- 9603 ou pelo e-mail do coordenador: marcelo.moreira@unifal-mg.edu.br.