Série do projeto Cerveja com Ciência aborda benefícios e desafios das práticas produtivas sustentáveis na cervejaria

‘A produção de cervejas pode gerar diversos impactos ambientais’, afirma o professor Gabriel Hornink, coordenador da ação

O projeto de extensão Cerveja com Ciência lançou uma nova série de materiais de divulgação para o público engajado na produção cervejeira. Desta vez, o enfoque é o “Desenvolvimento Sustentável”, temática trabalhada em infográficos que exploram as iniciativas verdes na cervejaria, assim como os principais benefícios e desafios associados à adoção de práticas produtivas sustentáveis.

Oficina “Princípios da produção cervejeira”, realizada em 2023. (Foto: Arquivo/Projeto Cerveja com Ciência)

A ideia da série surgiu durante a disciplina optativa Ciência da Cerveja, oferecida para estudantes dos cursos de Biotecnologia, Ciências Biológicas, Farmácia, Nutrição e Química, como parte das atividades curriculares de extensão (ACEx).

“A produção de cervejas pode gerar diversos impactos ambientais, por isso devemos estar cientes e fazer uma boa gestão com foco no desenvolvimento sustentável”, ressalta Gabriel Gerber Hornink, professor do Departamento de Bioquímica (Instituto de Ciências Biomédicas) e coordenador do projeto.

Segundo o professor, os impactos ambientais relacionados à produção cervejeira começam com a produção dos insumos, como cereais para malteação e lúpulos. “Deve-se atentar para os princípios da agricultura sustentável, seja ambientalmente ou socialmente”, destaca.

Gabriel Hornink detalha que no processo cervejeiro, utiliza-se uma grande quantidade de água, energia e outros recursos, além de diversos resíduos que demandam uma gestão ambiental adequada. Esse manejo é importante para evitar, minimizar e mitigar possíveis problemas ambientais e sociais. “É uma temática muito importante e vigente e que ainda carece de materiais e divulgação”, pontua.

“Montamos uma sequência que parte da visão geral e abordará as principais áreas do desenvolvimento sustentável em cervejarias, trazendo elementos base para quem deseja se aprofundar na temática”, explica o professor Gabriel Hornink, coordenador do projeto.

Para o coordenador, o principal diferencial da série está na abordagem, que procura ser didática e clara. “Montamos uma sequência que parte da visão geral e abordará as principais áreas do desenvolvimento sustentável em cervejarias, trazendo elementos base para quem deseja se aprofundar na temática”, diz.

O primeiro número da série aborda o tema “Desenvolvimento Sustentável na produção cervejeira: um compromisso com o futuro”. Elaborado pelo professor Gabriel Hornink em parceria com o discente Matheus Bueno da Silva, do curso de Ciências Biológicas (Bacharelado), o infográfico foi fundamentado em artigos e casos de sucesso, discutidos durante a disciplina. “Outros três infográficos foram produzidos pelos grupos da disciplina no Canva, de forma dialogada com o docente e com revisão pelos pares (entre grupos)”, comenta.

Após a criação, o material foi revisado pela equipe do projeto e colaboradores, como a professora Elaine Colagrande (ICQ), que trabalha com Educação Ambiental na Universidade. “Inicialmente trouxemos a visão geral e depois teremos uma sequência de materiais abordando áreas específicas envolvendo uso da água, resíduos, insumos e energia”, explica o coordenador.

Na programação da série, já estão planejados outros infográficos que devem detalhar os assuntos: “Produção cervejeira sustentável: um olhar para os insumos”, “Cada gota conta: estratégias para reduzir o uso de água na produção cervejeira”, “Gestão de resíduos na produção cervejeira”, “Rumo à sustentabilidade: reuso de terra diatomácea na produção cervejeira” e “Brindando ao futuro: energia sustentável na produção cervejeira”.

Além do professor Gabriel Hornink, a coordenação também conta com o professor Bruno Martins Dala Paula (Faculdade de Nutrição). Integram a equipe ainda: a estudante bolsista de extensão Vivian Santana de Almeida, a qual foi monitora na disciplina e também faz TCC na área de microrganismos não-Saccharomyces na produção cervejeira, e o estudante Tallis Vinicius Araujo da Silva, que também foi monitor na disciplina, fez seu TCC sobre potencial antioxidante na cerveja, e já está em sua segunda iniciação científica abordando a produção cervejeira e o impacto do marolo no potencial antioxidante.

O grupo recebe também a colaboração da professora Rosymar Coutinho de Luca  (Instituto de Ciências Biomédicas) e do estudante Vinícius de Souza Oliveira, do curso de Ciências Biológicas. A relação completa de colaboradores pode ser conferida no site  do projeto, neste link.

No semestre passado, a disciplina Ciência da Cerveja foi cursada pelos discentes: Amanda Almeida Morais, Ana Luísa Marchesini, Julia Rodrigues de Souza, Lara Cristina Santos, Luiza Paschoalotti Ienne, Matheus Bueno da Silva, Mateus Maniezo Fernandes, Rafael Martins da Silva Afeto, Rafaela Pinheiro Barbosa, Tábata Barbosa de Souza e Thalita Coutinho de Souza Cruz

Os participantes do projeto também desenvolvem outras séries para além desta voltada para a sustentabilidade. Entre elas, estão:  a infoSais – sais usados na água cervejeira; a infoEnzimas – enzimas que estão envolvidas na mosturação cervejeira; a infoMicrorganismos – abordando os principais elementos dos microganismos, processos fermentativos, principais espécies e gêneros, além dos aspectos da contaminação  controle microbiológico. Esta última conta com a colaboração de professores da UFSCar, UFSC, UFRJ e da UNIFAL-MG.

Produção de cervejas na disciplina Ciência da Cerveja: estudantes moem o malte e sanitizam garrafas. (Fotos: Arquivo/Projeto Cerveja com Ciência)
Atividades previstas para o ano de 2024

As atividades do projeto não param por aí. Para 2024, ainda estão previstas atividades e produções, como:

  • Visita técnica à CervArt – cervejaria escola do IF Sul de Minas – Machado
  • Feira dos fermentados
  • Oficina sobre princípios da produção cervejeira
  • Oficina sobre princípios de análises sensoriais
  • Produções de diversos infográficos
  • Produção de boletins da série microrganismos na produção cervejeira;
  • Lançamento da segunda edição do ebook Princípios da produção cervejeira e as enzimas na mosturação (em português e inglês)
  • Lançamento da segunda edição do livro Glossário cervejeiro: da cultura à ciência pela LF editora, com mais de 1600 verbetes;
  • Atualização do mapa interativo das cervejarias de Minas Gerais

“Acabamos de lançar um boletim fantástico trazendo as leveduras não-Saccharomyces na produção cervejeira”, revela também o professor. “Este é um trabalho resultante de uma ampla pesquisa de dados, iniciada em agosto de 2022 e, atualmente, foco do TCC da estudante Vivian Santana de Almeida. Apresentamos mais de 60 leveduras em um boletim detalhado e com informações para inovação e aplicações na produção cervejeira. Considero que é um dos trabalhos mais amplos e didáticos sobre o assunto”, enfatiza. Acesse o boletim nº 5, intitulado Leveduras não-Saccharomyces alternativas na produção cervejeira.

Confira a seguir, o primeiro infográfico da série “Desenvolvimento Sustentável”:


Faça o download do arquivo em PDF.

Para mais informações sobre o projeto, acompanhe as divulgações do projeto nas redes sociais: