UNIFAL-MG é reconhecida por atividades de empreendedorismo desenvolvidas na Universidade

Por meio da Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9/UNIFAL-MG) e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (NidusTec), a UNIFAL-MG recebeu a premiação e certificado de reconhecimento de atividades de empreendedorismo desenvolvidas na Universidade no ano de 2023. A premiação ocorreu durante o Encontro de Lideranças Mineiras 2024, ocorrido entre os dias 23 e 24 de março, em Belo Horizonte, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Campus Nova Suíça.

Durante o evento, a Universidade recebeu os prêmios IES Empreendedoras 2023, nos cases “Extensão” e “Capital Financeiro”, e o Certificado de Reconhecimento pela 21ª colocação no geral do Ranking de Universidades Empreendedoras e 6ª colocação no prêmio Universidades Empreendedoras Mineiras em 2024.

Wagner Júlio, bolsista em Inovação, Ciência e Tecnologia, e as presidentas das Empresas Juniores FarmAlfenas Jr. e a ConsultBio Jr.,  respectivamente,  Ana Carolina Marioto Santos e Amanda Viana Mendes.

Na solenidade, a I9 da UNIFAL-MG foi representada pelo bolsista em Inovação, Ciência e Tecnologia, Wagner Júlio, e pelas presidentas das Empresas Juniores FarmAlfenas Jr. e a ConsultBio Jr.,  respectivamente,  Ana Carolina Marioto Santos e Amanda Viana Mendes.

Promovido para ser o ponto de contato de integração e capacitação de centenas de lideranças jovens em todo o país, no ano de 2024, o evento contou com diversas palestras com figuras conhecidas nacionalmente em diversas plataformas digitais e redes sociais. De acordo com a Brasil Júnior, personalidades como Babu Santana, Formiga, Jordana Araújo e Isabelly Morais relataram vivências e ideias a fim de inspirar a juventude.

Conforme mencionado por Wagner Júlio, bolsista da I9, as instituições de ensino superior foram criteriosamente avaliadas em seis áreas fundamentais: Cultura Empreendedora, Extensão, Inovação, Capital financeiro, Infraestrutura e Internacionalização.

“É digno de nota que a UNIFAL-MG obteve a sexta posição no estado de Minas Gerais, evidenciando um notável avanço entre as universidades empreendedoras em todo o território nacional, consolidando-se como uma das mais proeminentes no ranking nacional”, salientou o bolsista.

Segundo ele, esse sucesso é resultado direto das colaborações entre a I9/UNIFAL-MG e as Empresas Juniores, como a FarmAlfenas Jr. e a ConsultBio Jr., que também tiveram participação destacada no evento.

Para a professora Izabella Carneiro Bastos, diretora da I9, a conquista desempenha um papel fundamental na consolidação da posição da agência como um centro de excelência em empreendedorismo e inovação.

“Nosso objetivo não se restringe apenas ao reconhecimento em Minas Gerais, almejamos também ampliar nossa visibilidade em todo o território nacional e internacionalmente”, destacou. Estamos profundamente comprometidos em nos adaptar de forma ágil e eficaz às demandas de nosso público, mantendo-nos na vanguarda e impulsionando a inovação e o empreendedorismo em consonância com as mudanças do cenário atual”, completou.

Sobre o RUE

Promovido desde 2016 pelo Movimento de Empresas Juniores (MEJ), o Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE) é reconhecido como o principal ranking brasileiro e o maior do mundo elaborado por estudantes, focado nas instituições de ensino com viés empreendedor. Todas as universidades do país são convidadas a participar, contribuindo para retratar a dinâmica empreendedora do ensino superior nacional.

O MEJ define uma universidade empreendedora como uma comunidade acadêmica integrada a um ambiente propício ao desenvolvimento da sociedade por meio de práticas inovadoras. Essa prática requer uma postura empreendedora, caracterizada pela proatividade na resolução de problemas, disposição para assumir riscos e habilidade para identificar e aproveitar oportunidades.

Saiba mais sobre o ranking: https://www.unifal-mg.edu.br/portal/2023/11/30/unifal-mg-figura-no-21-lugar-entre-as-universidades-mais-empreendedoras-do-pais/