UNIFAL-MG realiza 1º Seminário Nacional do Grupo de Pesquisa FORMATIO; ação reúne pesquisadores, estudantes e profissionais da educação da comunidade acadêmica e externa

O Grupo de Pesquisa (GP) FORMATIO: processos na formação e profissionalidade docente da UNIFAL-MG realizou o 1º Seminário Nacional, nos dias 26, 27/03 e 01/04. Com a temática “Formação de Professores e o ressignificar do processo educativo”, o evento reuniu pesquisadores do GP, pesquisadores brasileiros, estudantes, profissionais da educação e toda a comunidade a fim de compartilhar e construir conhecimentos.

Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza é coordenadora do GP FORMATIO e docente na Instituição. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Durante os três dias de evento, as mesas e discussões contaram com a participação dos docentes Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza, Célia Weigert, Carla Helena Fernandes, Débora Felício Faria, Marta Gouveia de Oliveira Rovai, Ronaldo Auad Moreira, André Luiz Sena Mariano e Frederico Augusto Toti.

Conforme explicado pela coordenadora do GP, profa. Ana Abreu, a temática do evento acredita na importância de estabelecer diálogos coletivos sobre as pesquisas e estudos no campo da formação docente.

“Isso exige o desenvolvimento de ações extensionistas de maneira periódica para que possamos compartilhar os conhecimentos e assim avançar em proposições ligadas aos processos de formação, bem como colaborar com a comunidade científica acadêmica no âmbito local, regional e nacional entre os pares da academia e das organizações civis e movimentos sociais que se dedicam a pensar o campo da formação de professores em diálogos interdisciplinares e plurais”, salientou.

Integrantes do projeto de extensão Orquestra Popular da UNIFAL-MG. (Foto: arquivo/Dicom)

A abertura do Seminário contou com a apresentação realizada pelo projeto de extensão Orquestra Popular da UNIFAL-MG, que interpretou composições de artistas da música popular brasileira e da música mineira. As reflexões do dia 26/03 foram voltadas para a temática “A docência na escola contemporânea” e tecidas pelos docentes Ronaldo Auad e Ana Abreu.

No segundo dia de evento, os participantes do evento apreciaram a apresentação dos músicos alfenenses Felipe Silveira e Mateus Megda, que contou com composições da música caipira e popular brasileira. A mesa de palestrantes foi composta pelas professoras Célia Weigert, Carla Fernandes, Débora Faria e Marta Rovai. Por meio de apresentações diferentes e complementares, as docentes refletiram a respeito das “Concepções e metodologias contemporâneas sobre formação docente”.

A apresentação do grupo Maracatu Muiraquitã, que faz parte do projeto de extensão “Ritmos e Elementos do Maracatu de Baque Virado” da UNIFAL-MG, abriu as atividades do dia 01/04. Discussões sobre os “Limites e expansão da formação sinalizados na realidade e a integração da graduação e da pós-graduação”, que  foram ampliadas no terceiro e último dia de evento, contaram com o direcionamento dos professores André Mariano e Ana Abreu.

Nos três dias de evento, ao final das apresentações, os palestrantes abriram espaço para perguntas dos participantes, a fim de proporcionar diálogo sobre as temáticas.

Sobre o Grupo de Estudos e Pesquisas FORMATIO
Integrantes do GP Formatio e da equipe organizadora do Seminário. (Foto: arquivo/Dicom)

O Grupo de Estudos e Pesquisas FORMATIO: processos na formação e profissionalidade docente têm a sua origem no ano de 2017 quando um grupo de pesquisadoras e pesquisadores da UNIFAL-MG se reúnem e iniciam trabalhos de investigação mediante o reconhecimento e credenciamento no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

O GP desenvolve suas investigações pautados numa perspectiva multidisciplinar e dialógica com foco a concentrar aprofundamentos na temática sobre formação e a profissionalidade docente nas áreas de conhecimento que contemplem o processo inicial e permanente da construção de conhecimento dos docentes, gestores e profissionais da educação.

Conforme informado pela coordenadora do grupo, profa. Ana Abreu, desde 2017 inúmeros trabalhos acadêmicos, livros, artigos, bem como ações extensionistas foram desenvolvidas a fim de fortalecer o aprofundamento das temáticas.

Confira, abaixo, as fotos do evento. (Fotos: Dicom/UNIFAL-MG e arquivo pessoal/Profa. Ana Abreu)