Docente da UNIFAL-MG comenta cenário de alta do preço do leite ao consumidor no sul de Minas; reportagem repercute em mídia local

O professor Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, concedeu uma entrevista ao Jornal da EPTV 2, na qual comentou a alta no preço do leite na região do sul de Minas. A matéria foi ao ar no dia 05/04.

De acordo com o docente, os aumentos dos últimos meses não chegam nem perto das altas apresentadas no primeiro trimestre do ano passado, o valor do litro do leite em fevereiro de 2024 foi 20% ainda menor que no mesmo mês em 2023. “Tivemos uma queda significativa em seu preço, refletindo o aumento da oferta do produto no mercado, principalmente pelo valor de importação e da produção interna mais ampliada,” afirmou.

O economista enfatizou que, por questão de sazonalidade, já era esperada uma alta no preço do leite, entre os meses de junho e julho, fato que pode sofrer alteração devido aos impostos. “O que pode acontecer agora é que, com a nova medida do governo mineiro que inclui a elevação dos impostos de importação desse produto, isso ocorre de uma forma que já estamos vendo acontecer, antes mesmo do próprio elemento sazonal,” completou.

Acesse a reportagem completa no link: https://globoplay.globo.com/v/12493101/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.