Cerimônia de formatura realizada na Sede é marcada por mensagens de superação e gratidão; 47 novos profissionais estão aptos a ingressar no mercado de trabalho

Se fecharmos os olhos, ainda é clara a lembrança do dia que vimos o nosso nome na lista dos aprovados. O choro, a alegria e a emoção marcaram de tal forma que um simples fechar de olhos nos levam até lá. Espero que hoje seja um dia marcante como aquele.” Essas palavras foram proferidas por Mariana Clepf Sandrini, recém-graduada em Fisioterapia, e marcaram a solenidade de colação de grau da UNIFAL-MG, realizada na manhã do dia 17/04. Na cerimônia, a UNIFAL-MG graduou 47 novos profissionais dos cursos de Biomedicina, Biotecnologia, Farmácia, Fisioterapia, Geografia Licenciatura, Letras Licenciatura, Nutrição e Pedagogia.

A solenidade, conduzida pelo pró-reitor de Graduação da UNIFAL-MG e representante da Reitoria, Prof. Wellington Ferreira Lima, contou com a presença das coordenações dos cursos, familiares e convidados dos formandos. Além do pró-reitor de Graduação, compuseram a mesa solene as professoras, Vanessa Bergamin Boralli Marques, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação; Angélica Rosa Faria, coordenadora do curso de Farmácia; Andreia Maria Silva Vilela Terra, coordenadora do curso de Fisioterapia; Ana Rute do Vale, coordenadora do curso de Geografia Licenciatura; Eliane Garcia Rezende, coordenadora do curso de Nutrição, e Cristiane Fernanda Xavier, coordenadora do curso de Pedagogia.

O juramento solene, baseado nos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, conforme o artigo 3º da Constituição Federal, foi proferido pelo farmacêutico Gabriel Francisco Martins.

Após o juramento, o pró-reitor de Graduação conferiu os graus de bacharel e licenciado aos graduandos. Em seguida, a pedagoga Joyce Cristina Teodoro recebeu o capelo das mãos do professor Wellington Lima e os demais estudantes receberam os certificados entregues pelos paraninfos e coordenadores.

Prof. Wellington Lima – pró-reitor de Graduação, confere grau de bacharel e licenciado ao graduandos. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Para dar início aos pronunciamentos, a fisioterapeuta Mariana Clepf Sandrini como oradora da turma, abordou a importante visão de conclusão e vitória de mais uma das inúmeras etapas que estão por vir.

Nada tira o brilho deste momento. Finalmente, um sonho realizado! Em nome de toda a turma de formandos, quero agradecer aos nossos professores. Vocês não apenas nos transmitiram conhecimento, mas também nos inspiraram e nos incentivaram a alcançar nossos objetivos”, declarou.

A biomédica Francine Kellen Oliveira Silva agradeceu aos pais pela base fundamental e cada passo do caminho. “Mães, pais, mas também irmãos, avós, tios e tias e amigos, que muita das vezes são também como pais e mães, vocês são os nossos maiores incentivadores e apoiadores. São vocês que nos permitem sonhar e nos dão suporte para a realização das nossas conquistas. Sem vocês nada disso seria possível”, manifestou.

Camila Trevisan Della Torre, nutricionista, expressou gratidão e emoção ao proferir sua mensagem aos docentes da Universidade.

Neste caminho, vocês, foram fonte de sabedoria e inspiração para cada um de nós. Com dedicação, compartilharam conosco não apenas o conteúdo das matérias, mas também o conhecimento que vem da experiência pessoal e da paixão pelo ensino”, realçou.

Discursaram também na solenidade: a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Profa. Vanessa Marques, e o pró-reitor de Graduação, que em sua fala, enfatizou a responsabilidade dos profissionais recém-formados por fazer a diferença. “Essa responsabilidade advém exatamente de um grito, da quebra de tentar um hábito, vocês se levantaram e juraram perante todos, trabalhar para ajudar a fazer uma sociedade mais livre, mais justa e mais solidária. Portanto, não deixem que o hábito torne nada aceitável”, finalizou o professor.

Confira, abaixo, as fotos da cerimônia:

(Foto: arquivo/Dicom)

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.