A UNIFAL-MG irá realizar a 6ª edição do Simpósio Internacional Multidisciplinar do Assoalho Pélvico (SIMAP) nos dias 18 e 19 de maio, na Unidade Educacional Santa Clara da UNIFAL-MG, em Alfenas. Criado com o objetivo de proporcionar discussões sobre o que há de mais atual na área de disfunções do assoalho pélvico com abordagem multidisciplinar, o evento é promovido pelo Laboratório de UroFisioterapia da UNIFAL-MG e financiado pela Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão (FACEPE).
Com a temática “Empreendedorismo, inovação e trabalho em equipe: os pilares nas disfunções do Assoalho Pélvico”, a ação tem objetivo de estimular a criação de projetos e negócios inovadores, envolver Ciência e Tecnologia dentro das Instituições de Ensino Superior (IES), bem como despertar o protagonismo, a autonomia e a proatividade dos discentes. O evento é coordenado pela Profa. Simone Botelho, docente da UNIFAL-MG e atual diretora do Instituto de Ciências da Motricidade da Instituição.
Em sua sexta edição, o SIMAP trará informação e conhecimento para acadêmicos e profissionais que atuam na área de Medicina, nas especialidades de ginecologia, obstetrícia, urologia, uroginecologia, coloproctologia, assim como fisioterapeutas, enfermeiros, entre outros profissionais da saúde. O SIMAP edição 2023/2024 também conta com palestras gratuitas “pré-evento”, ministradas online mensalmente, com certificação exclusiva, e divulgação do SIMAP 2024.
Após dois anos acontecendo no formato online, o SIMAP voltará a ser realizado presencialmente e contará com a participação de profissionais de diversos países latino-americanos, que estarão na UNIFAL-MG para a realização do encontro presencial do Curso de Pós-graduação Lato Sensu “Curso de Aperfeiçoamento em Disfunções do Assoalho Pélvico”. Considerado a nível de especialização, o curso conta com a inscrição de cerca de 45 alunos de toda a América Latina, entre médicos e fisioterapeutas.
“A realização de um evento técnico-científico propicia aos profissionais a oportunidade de se envolver com novas temáticas na área de atuação, além de se atualizarem acerca de conteúdos inovadores, favorecendo em especial os profissionais que vivem no interior de Minas Gerais, uma vez que estamos trazendo o conhecimento até eles, o que tende a gerar benefícios para nossos pacientes, que também prezam por cuidados de saúde baseados nas melhores evidências científicas e escolhas sábias”, afirma a coordenadora do evento.
Segundo a equipe organizadora, o evento tem recebido suporte didático e financeiro, por meio de bolsa de estudos, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, através do projeto Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (Vuei) que fomenta o empreendedorismo e a inovação a partir do desenvolvimento do tema nas IES, gerando conexão das instituições com o mercado.
“O grupo desenvolveu uma proposta inédita e inovadora, seguindo preceitos de eventos tecnológicos com diferenciais para a atração de universitários e profissionais da área, buscando estabelecer conexões com o mercado e academia, promovendo a aproximação e a realização de ações conjuntas, oportunizando experiências aos participantes de forma a torná-los melhor preparados para o futuro do trabalho e desafios do mercado”, destaca a organização.
O evento contará com conferências, apresentações de trabalho, mesas-redondas, debates e olimpíada do conhecimento temático (PELVIC Games). Podem se inscrever professores, estudantes e profissionais da saúde interessados em aprender e trocar informações sobre a temática.
As inscrições serão feitas via sistema de Controle de Ações de Extensão (CAEX) da UNIFAL-MG e vão até o dia 14 de maio.
PELVIC Games
A fim de oportunizar diferentes experiências aos participantes, durante o evento, a organização propôs a realização da 1ª Olimpíada do conhecimento na temática do assoalho pélvico, denominada “PELVIC Games”. Durante a Olímpiada, os participantes terão a oportunidade de se conectar com outros profissionais da área, estabelecer novas conexões por meio de networking, colaborar em projetos conjuntos e competir por prêmios.
Conforme informado pela coordenação, a dinâmica do evento será conduzida por uma metodologia que capacita e motiva os participantes a explorarem a ideação e modelagem de novos negócios, enquanto fomenta a criação de ideias inovadoras. “Este é um momento imperdível para aqueles que desejam estar na vanguarda do campo do Assoalho Pélvico e aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pelo PELVIC Games”, destaca.
Conforme informado pelos organizadores, os participantes da Olímpiada deverão ter disponibilidade de tempo para dedicação integral e presencial às atividades da Olimpíada durante o período de sua realização. A participação nas atividades ocorrerá de forma presencial no horário das 8 horas da manhã às 18h.
Poderão participar da Olimpíada estudantes e/ou profissionais de qualquer instituição de ensino nacional ou estrangeira inscritos no SIMAP. As inscrições podem ser feitas por meio de Formulário Online disponibilizado no site do evento.
O limite de inscritos será de 48 pessoas, sendo divididas em seis equipes de, no mínimo, quatro pessoas e, no máximo, oito pessoas. A organização da olimpíada entrará em contato por e-mail para confirmar a inscrição dos participantes. As inscrições serão realizadas no período de 18/03/2024 até o dia 15/05/2024 , podendo ser encerradas antecipadamente, caso o número máximo de participantes seja atingido.
Confira as regras e o regulamento do PELVIC Games, disponíveis no site da FACEPE: https://facepevirtual.org.br/facepe/pelvic-games/
HISTÓRICO
O Simpósio Internacional Multidisciplinar do Assoalho Pélvico (SIMAP), promovido pelo Laboratório de UroFisioterapia da UNIFAL-MG, foi criado em 2018 com o objetivo de proporcionar discussões sobre o que há de mais atual na área de disfunções do assoalho pélvico, com abordagem multidisciplinar.
Em parceria com a Asociación Latinoamericana de Piso Pélvico (ALAPP), os simpósios iniciais foram realizados na região sul de Minas, contando com a participação de professores internacionais como Baerbel Junginger (fisioterapeuta alemã), Edgardo Castillo Piño (Ginecologista uruguaio), Alejandro Tarazona (presidente da ALAPP).
Nos anos de 2018 e 2019, o evento ocorreu presencialmente em Alfenas (2018), Poços de Caldas (2019), em parceria com a UNIMED Poços de Caldas. A partir de 2020, a ação contou com realização no formato online, devido aos acontecimentos relacionados à pandemia da Covid-19, a fim de garantir a segurança dos envolvidos.
“O formato online permitiu a participação de palestrantes de todo o Brasil, com formação nas mais variadas especialidades, e proporcionou a participação de um número maior de ouvintes, além da divulgação do evento”, afirma a coordenação.
Confira a programação completa do evento no portal do Simpósio Internacional Multidisciplinar do Assoalho Pélvico (SIMAP): https://facepevirtual.org.br/facepe/simap/