Ações da Faculdade de Odontologia da UNIFAL-MG contribuem com a saúde bucal da comunidade de Alfenas; 1ª Feira de Saúde foi organizada pela Saúde da Liga Acadêmica de Odontologia em Saúde Coletiva e pelo projeto “Odontologia Hospitalar para Pacientes Oncológicos”

A UNIFAL-MG realizou, no último dia 4, a 1ª Feira de Saúde da Liga Acadêmica de Odontologia em Saúde Coletiva (LAOSC) em parceria com o Projeto de Extensão “Odontologia Hospitalar para Pacientes Oncológicos’’ (OH). O evento ocorreu na Praça Getúlio Vargas, em Alfenas-MG, das 8h às 13 horas, e foi intitulado “Dia D de Prevenção do Câncer Bucal” e abordou o tema: “Maio Vermelho: Mês da Luta Contra o Câncer de Boca”.

As atividades foram realizadas por discentes e docentes da UNIFAL-MG. (Foto: Arquivo)

A iniciativa promoveu atividades educacionais e recreativas alinhadas à Odontologia. Na programação, os membros da liga e do projeto atuaram na orientação sobre escovação, distribuição de kits de higiene oral com escova e creme dental para crianças, aferição de pressão arterial, exames clínicos bucais e orientações sobre o autoexame de boca. Além disso, houve distribuição de panfletos educativos sobre auto exame bucal e cuidados com a saúde oral e escovação dentária.

Organizada pela LAOSC, coordenada pelos docentes Daniela Coelho de Lima e  Alessandro Aparecido Pereira, ambos da Faculdade de Odontologia, e pelo Projeto “Odontologia Hospitalar para pacientes oncológicos”, coordenado pelo professor Leandro Araújo Fernandes, o evento teve como público-alvo a comunidade em geral buscando englobar um público diversificado e com diferentes faixas etárias.

Os projetos organizaram estandes e atendimentos. (Foto: Arquivo)

De acordo com a organização, a Feira de Saúde contribui na conscientização sobre os fatores de risco, sintomas e a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de boca. A feira buscou incentivar a população a se manter alerta a quaisquer sinais de feridas e lesões nos lábios e na boca, além de praticar hábitos de higiene bucal corretos e visitas regulares ao dentista e prestações de serviços oferecidos gratuitamente pela UNIFAL-MG.

O evento contou com a participação de docentes, discentes de graduação e pós-graduação e de residentes que atuam na LAOSC e do Projeto de Extensão OH. Para a coordenadora Daniela Coelho de Lima, eventos como esse são extremamente importantes, pois possibilita que o trabalho construído com os discentes na Universidade seja desenvolvido de forma direta com a população. “Também,  há uma notável partilha de conhecimentos e mútuo aprendizado no processo de ensino- aprendizagem”, destaca.

A iniciativa foi uma mobilização da LAOSC e do Projeto Odontologia Hospitalar para Pacientes Oncológicos. (Foto: Arquivo)

Para a discente Amanda Leão, participando de uma feira de saúde pela primeira vez, a experiência foi muito produtiva para sua formação. “Como bolsista de extensão do  e membro da Liga Acadêmica de Odontologia em Saúde Coletiva, pude vivenciar a troca de informações de higiene bucal, relacionadas ao autoexame de boca e câncer bucal. Levamos informações importantes para a população, aferimos pressão arterial, proporcionamos diversão às crianças, e tudo isso trouxe um retorno muito positivo para nossa experiência acadêmica e, futuramente, profissional. Pretendo participar de novas Feiras, pois foi um momento de muita união de toda a equipe, momento único!”, reforçou.

Já Gabriella Corceti, residente pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, acredita na relevância de iniciativas desenvolvidas na comunidade externa da UNIFAL-MG. “As feiras de saúde bucal desempenham um papel fundamental na promoção da conscientização e na prestação de serviços essenciais para a saúde oral da comunidade. Esses eventos oferecem uma oportunidade valiosa para as pessoas aprenderem sobre a importância da higiene bucal, prevenção de doenças e acesso a cuidados dentários básicos, de forma leve e humanizada”.

A Feira de Saúde atendeu públicos de todas as idades. (Foto: Arquivo)

Concordando com  as colegas, Alissa Tamara, mestranda do Programa de Pós Graduação de Ciências Odontológicas da UNIFAL-MG acrescentou: “Participar da feira de saúde foi realmente muito enriquecedor. Durante a minha graduação nunca tive uma experiência dessas por conta da pandemia da Covid-19 e ter essa oportunidade agora foi incrível. Foi possível perceber que a população é muito receptiva, curiosa e interessada, e poder auxiliar na Educação em Saúde dessas pessoas, é uma experiência única. Espero ter a oportunidade de participar novamente!”, concluiu.

As atividades da Liga Acadêmica de Odontologia em Saúde Coletiva (LAOSC) e do Projeto de Extensão “Odontologia Hospitalar para Pacientes Oncológicos’’, podem ser acompanhadas pelo Instagram, nos perfis:

Liga Acadêmica de Odontologia em Saúde Coletiva (LAOSC):  @laosc.unifal

Projeto de Extensão “Odontologia Hospitalar para Pacientes Oncológicos’’: @odontohospitalarunifal

Com informações da coordenação da Feira de Saúde.