Pró-Reitoria de Extensão e Cultura vai fomentar programas institucionais estruturantes coordenados pelas unidades acadêmicas e administrativas da UNIFAL-MG

Chamada visa possibilitar a implementação de ações alinhadas às estratégias definidas no Plano de Desenvolvimento Institucional

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UNIFAL-MG (PROEC) publicou, no dia 17/05, o edital de chamada para registro de Programas Institucionais Estruturantes. Trata-se do fomento de uma nova categoria de programas de extensão voltada a docentes e técnicos administrativos em Educação que desejem desenvolver alguma ação extensionista na Universidade. O prazo mínimo de execução é de 24 meses e o máximo de 48 meses, sendo possível a renovação dos programas, após avaliação contínua do cumprimento das metas e objetivos propostos pelos interessados. A inserção da proposta no sistema de Controle de Ações de Extensão (CAEX) pode ser feita até o dia 09/08.

Entre os objetivos do edital está a possibilidade de implementação de ações alinhadas às estratégias institucionais definidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e a promoção de ações extensionistas, de caráter educativo, cultural e científico, articulando o ensino e a pesquisa com a finalidade de fortalecer a ação transformadora da extensão universitária, viabilizando uma relação de diálogo entre a Universidade e a sociedade.

Poderão ser proponentes de Programas Institucionais Estruturantes a Reitoria, as Unidades Acadêmicas e os Órgãos com regimento e dotação orçamentária própria, que invistam parte de seu orçamento em ações extensionistas, sem pendências com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. O investimento mínimo anual, pela PROEC, será no valor de 10 mil reais por Programa aprovado, a serem liberados de acordo com sua disponibilidade orçamentária e financeira. Conforme esclarecido pela PROEC, a partir desse piso, será feito o investimento de dois reais de contrapartida para cada real investido pela Unidade proponente.

Para proporem os Programas Institucionais Estruturantes, os interessados devem articular, pelo menos, dois projetos e uma ou mais ações de extensão de outra modalidade, tais como cursos, eventos ou prestações de serviços e, ao menos, uma parceria com setores da sociedade, externos à UNIFAL-MG

Pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Francisco Xarão. (foto: arquivo/Dicom)

O pró-reitor de Extensão e Cultura, professor José Francisco Lopes Xarão, explica que a iniciativa da PROEC pretende promover o desenho institucional dado pelo Colegiado de Extensão e Cultura (COEC) e pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE 0 que aprovou, em 2022, o Regulamento Geral da Extensão prevendo essa possibilidade.

“Em virtude da curricularização da Extensão é exigido a construção e implementação de programas mais permanentes que tenham garantido financiamento próprio aprovado no orçamento da Extensão, independentemente de edital a cada ano”, esclarece o pró-reitor.

A professora Giovana de Lima Martins está como pró-reitora adjunta de Extensão na Universidade. (Foto: arquivo/Dicom)

Segundo a pró-reitora adjunta de Extensão, a professora Giovana de Lima Martins, a aproximação entre Unidades Acadêmicas e Unidades Administrativas é fundamental para pensar o melhor aproveitamento das atividades que cada uma tem potencial de desenvolver: “poderemos ter, ao menos, um programa estruturante em cada uma das oito áreas temáticas da extensão e que isso no médio prazo vai criar mais portas para que estudantes, docentes e TAEs possam integrar-se a esses programas e desenvolver atividades de extensão que não conseguem hoje pela falta de suporte.”

O técnico em assuntos educacionais, Eduardo José Vieira, atual coordenador de programas e projetos da PROEC, conta que o novo edital é uma oportunidade ímpar para as Unidades Acadêmicas e Administrativas. “É uma oportunidade de as Unidades Acadêmicas e Administrativas desenharem sua identidade própria na estruturação de uma das áreas da Extensão e, assim, contribuírem de forma mais sistemática para a curricularização da Extensão”, destaca.

Para o coordenador, o aporte financeiro ainda está abaixo das necessidades de investimento na extensão, mas já é, de início, maior que o fomento da chamada universal. “Nossa aposta é que esses investimentos se ampliem com aporte do Ministério da Educação em 2025 e nos próximos anos”, afirma.

Mais detalhes no link: https://www.unifal-mg.edu.br/extensao/edital-para-programas-institucionais-estruturantes-de-extensao-e-cultura/

(Imagem destaque: ações de Extensão realizadas na UNIFAL-MG nas áreas de Saúde, Cultura e Educação. Fotos: arquivo/Dicom)