A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulgou dois editais referentes ao Programa de Mobilidade Acadêmica (PMA) para o 2º semestre letivo de 2025:
• Edital nº 05/2025: destinado a abertura das inscrições dos(as) alunos(as) da UNIFAL-MG que desejam participar do PMA, na modalidade de envio de discentes para outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).
• Edital nº 06/2025: destinado a abertura das inscrições aos(às) discentes das demais IFES participantes do Convênio Andifes de Mobilidade Acadêmica que desejam participar do PMA, na modalidade recepção de discentes de outra IFES.
Requisitos
Para participar do Edital nº 05/2025, o(a) discente deverá estar regularmente matriculado(a) na UNIFAL-MG e ter concluído, pelo menos 20% da carga horária de integralização do curso de origem e ter, no máximo, duas reprovações acumuladas em disciplinas/unidades curriculares nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade. Já no Edital nº 06/2025, o(a) discente deverá estar regularmente matriculado(a) na IFES de origem e ter concluído, pelo menos 20% da carga horária de integralização do curso de origem e ter, no máximo, duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.
Inscrições e documentos
Edital nº 05/2025 – A inscrição se efetivará por meio de requerimento específico, preenchido e assinado pelo(a) discente da UNIFAL-MG, e envio da documentação abaixo:
• Requerimento para inscrição no Programa de Mobilidade Acadêmica (Anexo I do Edital) devidamente preenchido com o parecer do Colegiado do curso de origem e assinado pelo(a) coordenador(a) do curso;
• Ofício endereçado à Pró-Reitoria de Graduação justificando seu pedido;
• Carta de apresentação do(a) discente redigida pela coordenação de curso;
• Histórico escolar completo e atualizado, expedido pelo sistema acadêmico, conforme Portaria UNIFAL nº 2347, de 7/10/2014;
• Ementa(s) e conteúdo(s) programático(s) da(s) disciplina(s) / unidade(s) curricular(es) requerida(s), da IFES receptora;
• Cópia do RG;
• Comprovante de inscrição do CPF disponível no site da Receita Federal, constante no endereço eletrônico: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br
• Comprovante de residência;
• Documentação específica, tais como formulários, comprovantes, declarações, etc, exigida pela IFES receptora.
Toda a documentação deverá ser protocolada nos seguintes endereços:
→ Alfenas, Sede – Sala D-102, presencialmente de 8h às 12h e de 13h às 17h, ou encaminhada para o e-mail: protarq@unifal-mg.edu.br, de 8h às 21h;
→ Alfenas, Santa Clara – Sala G-100J (Protocolo), presencialmente de 7h às 10h50min e de 12h às 16h50min;
→ Poços de Caldas – Sala K-205k (Protocolo), presencialmente de 12h às 18h e de 19h às 21h, ou encaminhada para o e-mail: protocolo.pocos@unifal-mg.edu.br, nos horários informados;
→ Varginha – Sala B-113 (Protocolo), presencialmente de 8h às 12h e de 13h às 17h, ou encaminhada para o e-mail: protocolo.varginha@unifal@-mg.edu.br, de 8h às 12h e de 13h às 17h.
As inscrições não serão realizadas aos sábados, domingos, feriados e recessos didáticos, conforme calendário acadêmico aprovado pelo Colegiado da Pró-Reitoria de Graduação, disponível no endereço: https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/cursos/calendario/.
Edital nº 06/2025 – O(a) interessado(a) ou seu(ua) representante legal deverá enviar os seguintes documentos:
• Ofício endereçado à Pró-Reitoria de Graduação justificando seu pedido;
• Carta de apresentação do(a) discente redigida pela coordenação de curso;
• Histórico escolar completo e atualizado, expedido pelo órgão competente;
• Ementa(s) e conteúdo(s) programático(s) da(s) disciplina(s) / unidade(s) curricular(es) requerida(s);
• Cópia do RG;
• Comprovante de inscrição do CPF disponível no site da Receita Federal;
• Comprovante de residência.
A documentação completa deverá ser encaminhada via SEI (Sistema Eletrônico de Informações) por meio de barramento, a ser enviado pela IFES de origem para a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) ou e-mail: programas.prograd@unifal-mg.edu.br
A UNIFAL-MG não se responsabiliza por dificuldades ou falhas no envio de e-mail ou de acesso ao SEI em decorrência de inconsistências nas informações, por quaisquer motivos de ordem técnica dos aparelhos eletrônicos, falhas de comunicação, problemas de senha, congestionamento das linhas de comunicação, procedimento indevido da IES, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.
Atenção! As inscrições com a documentação completa deverão ser encaminhadas até 15 de maio de 2025, seguindo os critérios específicos de cada modalidade.
Para mais informações, acesse os editais disponíveis na página da Pró-Reitoria de Graduação.