PET Letras lança revista destinada à publicação de resenhas; submissões para a próxima edição já podem ser feitas

O Programa de Educação Tutorial (PET) Letras lançou, em agosto, o número inaugural da Revista Resenhando, a qual se dedica à publicação de resenhas feitas por discentes e graduados, sobre obras da área de Letras e de campos correlatos. A revista recebe os textos em fluxo contínuo, e o acesso às publicações, que é gratuito, está disponível neste endereço eletrônico.

De acordo com a tutora do PET e professora do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, Kátia Aparecida da Silva Oliveira, o projeto foi idealizado com o objetivo de, por um lado, promover a leitura e a escrita do gênero resenha, importante ao meio acadêmico e, por outro, divulgar e incentivar a leitura de obras inéditas ou consagradas. “Ao longo de dois anos, o grupo se dedicou a estudar o gênero e a promover ações na Universidade, a fim de ampliar o ensino e o conhecimento da resenha como facilitadora no processo de ensino-aprendizagem”, contou.

O desenvolvimento da ação se iniciou em 2020, dentro do espaço das publicações da UNIFAL-MG, em decorrência de um projeto anterior, o “Resenhando”. Em agosto, foi lançada a edição inaugural, que contou com textos elaborados pelos próprios petianos. “Desde então, temos recebido a submissão de resenhas para a publicação dos próximos números”, acrescentou a professora Kátia Aparecida.

Segundo a docente, a ação se direciona, em especial, ao público acadêmico, mas não exclusivamente a ele. “Espera-se promover o conhecimento da resenha como gênero acadêmico, incentivando o desenvolvimento da leitura crítica e da escrita. Ademais, tem-se como objetivo a divulgação de obras, para que o conhecimento a diversos públicos possa se ampliar”, finalizou.

Em geral, as produções escritas abrangem temáticas de Teoria e Crítica Literária; Literaturas; Linguística; Tradução; Estudos de Tradução e Ensino de Línguas e Literatura. Atualmente, a Revista Resenhando aceita textos para a publicação do segundo número de 2020. As normas para submissão estão disponíveis nesta página: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/resenhando/about/submissions.

Sobre o programa

O PET Letras foi criado em 2010, sob a tutoria da professora Rosângela Rodrigues Borges, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, com o objetivo de consolidar um modelo de ensino/formação pautado na atuação interdisciplinar e na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Entre as ações desenvolvidas pelo programa, destaca-se a Revista Entre Parênteses, que se dedica à publicação semestral de trabalhos científicos produzidos por docentes, discentes e pesquisadores da UNIFAL-MG ou de outras instituições. Ao longo do período de distanciamento social, o PET Letras tem desenvolvido, ainda, o projeto “Entrevista com Pesquisador”.

Para outras informações, acesse https://www.unifal-mg.edu.br/petletras/.

Siga o PET Letras no Instagram: https://www.instagram.com/petletrasunifal/

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG