Eleições 2020: professor da UNIFAL-MG ressalta a importância de saber escolher o candidato a vereador

O sul de Minas possui 13.191 candidatos a vereador para 1.573 vagas. Esses dados forma apresentados em reportagem do Jornal da EPTV e o professor José Roberto Porto de Andrade, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), participou da matéria e repassou dicas para os eleitores escolherem corretamente seus vereadores.

O docente destaca que o eleitor deve escolher o candidato que represente o perfil, porém, não fazer a escolha seguindo uma lógica pessoal no sentido de receber “favores”. Para ele, o eleitor precisa conhecer a trajetória do candidato e sua visão de mundo, observando se o mesmo é capacitado para tomar as decisões que impactam a sociedade. Esta dica vale também para vereadores que buscam a reeleição.

O professor José Roberto enfatizou a importância de analisar o candidato e o seu partido.  “Em especial para o Legislativo, [pois] o voto é contabilizado para o partido e se o partido atingir uma certa quantidade de votos ele ocupa uma ou mais cadeiras. Então, corre o risco de votando só pensando na pessoa, de eleger uma outra pessoa que a gente não conhece, que vai se beneficiar do nosso voto. A gente imuniza esse risco conhecendo o partido, as ideias, os programas e as candidaturas do partido”, completa o professor.

Confira a reportagem completa:

A matéria está disponível em:  https://globoplay.globo.com/v/8954819/programa/