Jornal repercute aumento de doenças infecciosas como a hérpes-zóster; professor da UNIFAL-MG comenta o assunto e indica cuidados para a saúde

O professor Luiz Cosme Cotta Malaquias, do Instituto de Ciências Biomédicas da UNIFAL-MG, participou do jornal da EPTV 1ª Edição exibido no dia 30/4. O tema em discussão foi o aumento da incidência de outras doenças relacionadas à imunidade, conforme estudo desenvolvido pela Universidade Estadual de Montes Claros, que indicou o crescimento de 35% dos casos de herpes-zóster.

Na participação, o professor de imunologia falou sobre a infecção causada pelo vírus varicela-zóster e indicou cuidados para cuidar da saúde, como a diminuição do nível de estresse por meio de atividades físicas, terapias e acompanhamento médico e psicológico. “Estamos num momento de distanciamento social, de ansiedade, de muito medo, então tudo isso provoca uma alteração no funcionamento do cérebro e alterações nas emoções, provocando um estado de imunossupressão que pode levar o indivíduo a uma maior suscetibilidade a vários tipos de doenças virais, bacterianas, fúngicas, e também alergias, atopias e urticárias”, salientou o professor.

Confira a participação completa abaixo:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/9477865/