Epidemiologista da UNIFAL-MG comenta impacto da variante ômicron no Sul de Minas e repercute na mídia regional

De acordo com testes realizados em moradores de Extrema-MG, foram confirmados casos da variante ômicron na cidade, no dia 20/12. Para esclarecer questões relacionadas à variante, o professor de epidemiologia Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, participou de entrevistas no Jornal EPTV Sul de Minas – 1ª  edição e na Rádio Difusora HD, no dia 21/12.

Conforme menciona o epidemiologista, a questão do vírus era saber quando ele iria chegar na região. “É importante também entender que a cidade de Extrema está numa posição geográfica que aumenta muito o risco para o espalhamento a partir do próprio território do município e para o território do município”, explicou o docente.

Na oportunidade, o professor ressaltou que a maior preocupação com a variante é o escape imunológico e definiu o termo. “É a capacidade que o vírus tem de resistir às defesas imunológicas criadas por quem já foi vacinado e por quem já teve a doença por outras variantes”, esclareceu o epidemiologista. O docente também frisou a importância da vacinação nesses casos, mesmo aos que já tomaram a segunda dose.

Confira as matérias completas abaixo:

 

Disponível nos links abaixo:

Jornal da EPTV Sul de Minas: https://globoplay.globo.com/v/10146576/

Rádio Difusora HD: https://anchor.fm/difusorahd/episodes/Epidemiologista-diz-que-chegada-da-micron-no-Sul-de-Minas-era-prevista-e1c0q3o

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG