Na zona sul de Poços de Caldas, a bateria de um aparelho celular explodiu e deixou funcionários de assistência técnica especializada assustados, segundo reportagem da TV Plan. No dia 18/04, o professor Gustavo do Amaral Valdiviesso, do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, marcou presença na reportagem e explicou a forma correta de utilização dos aparelhos celulares para evitar acidentes domésticos.
O docente esclareceu que as explosões desse tipo são motivadas pela existência de baterias dentro dos aparelhos eletrônicos. “Existem vários modelos de baterias com diferentes riscos. Mas, em geral, todo o sistema do celular e a eletrônica ao redor desta bateria são feitas para proteger o usuário desses riscos. Quando um acidente desses acontece, em geral, é porque estas proteções falharam”, explicou.
O professor citou a temperatura do aparelho como uma das causas de acidentes e elencou algumas medidas a serem tomadas para evitar o problema, como exposição de fios e carregamento do aparelho próximo ao travesseiro ou embaixo da cama. “Procure cabos e carregadores que tenham o símbolo de aferição do Imetro, que você saiba que foi testado e está dentro das normas de segurança”, aconselhou.
Confira a reportagem completa disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=tVFTqywSiMg
Na tarde de 26/04 o assunto foi retomado no Plantão da Tarde, programa da TV Plan, mas com esclarecimento das dúvidas enviadas pelo público da emissora. O Prof. Gustavo falou ao vivo, direto do estúdio, sobre uso correto dos aparelhos, baterias e carregadores, além de explicar alguns riscos que podem ser evitados. Confira:
A edição completa do programa está disponível no link: www.youtube.com/watch?v=rDpd_EVktLE&t=3083s
*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG
*Colaboração: Luciana Costa de Resende Vilela – Jornalista da Dicom