A UNIFAL-MG está entre instituições de Ensino Superior do Sul de Minas Gerais que receberam 40 computadores pela Receita Federal, para utilização em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. A doação permitirá atender aos estudantes com um novo laboratório de informática, bem como realizar a reposição de equipamentos em outros laboratórios. A entrega dos computadores completos, com monitor e CPU, ocorreu na quinta-feira, dia 14/04.
“Iniciativas dessa natureza são formas de obter estrutura em tempos de restrição orçamentária, inclusive, com o uso da verba para aquisição dos computadores para outras demandas, como bolsas de Pesquisa e Extensão para os estudantes, aumentando as condições de permanência na Instituição e diminuindo a evasão”, explicou o vice-reitor da UNIFAL-MG, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira.
Segundo ele, a importância da doação se faz presente para acompanhamento de aulas on-line, redação de textos e pesquisa em livros e periódicos, considerando a biblioteca virtual moderna, rica em documentos (livros e artigos), da Universidade. Essa também é a colocação do delegado da Receita Federal do Sul de Minas Gerais, auditor-fiscal Michel Lopes Teodoro.
“Estamos fornecendo equipamentos para que essas instituições públicas de ensino continuem desempenhando um papel de excelência na formação universitária e também nos projetos de Pesquisa e Extensão. Dessa forma, estamos economizando recursos públicos que seriam gastos na aquisição de computadores e que poderão ser aplicados em outras áreas em benefício da sociedade”, disse em matéria publicada pelo portal de notícias Varginha Online.
No momento da entrega dos equipamentos, estiveram presentes o vice-reitor da UNIFAL-MG, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, e diretor do campus Varginha, Prof. Paulo Roberto de Souza. Integram a lista de instituições de ensino o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), de Varginha; o Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS); a Universidade Federal de Lavras (UFLA); e a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).
A iniciativa de cadastramento e prospecção da oportunidade de recebimento da doação partiu da Divisão de Patrimônio, da Pró-Reitoria de Administração e Finanças.