Pesquisa de mestrando da UNIFAL-MG sobre políticas econômicas será tema de minicurso na USP

A pesquisa do mestrando Marcos Taroco Resende, discente do Programa de Pós-Graduação em Economia da UNIFAL-MG campus Varginha e bolsista da CAPES, será tema do minicurso “As políticas liberais no Chile e sua difusão para a América Latina”, que acontecerá no 1º Congresso Internacional de Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina, entre os dias 07 e 09/05, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista.

A dissertação de Marcos, que é orientada pelo Prof. Roberto Pereira Silva, trata das políticas econômicas nas ditaduras militares do Chile e da Argentina. Segundo ele, “Chicago Boys” é uma denominação que receberam os alunos que estudaram na Escola de Economia de Chicago e que defendem as políticas de livre mercado, como implantado no Chile durante o governo de Augusto Pinochet.

Para o pesquisador, o exemplo do Chile permite comparar como essas políticas se aplicariam para a América Latina – o que inclui o Brasil e  Argentina. “Um dos focos do minicurso é levantar as transformações econômicas do Chile entre 1973-1990 e evidenciar quem foram os ‘Chicago Boys’ e como atuaram nos cargos de direção econômica do país, além de conhecer suas políticas econômicas e quais os resultados alcançados em termos econômicos e sociais”, destaca, lembrando que as políticas econômicas do ministro da economia brasileiro, Paulo Guedes, também são parte do contexto do minicurso.

Os interessados em se inscrever devem acessar o site do congresso, disponível no link: https://sites.usp.br/prolam/aluno-de-curso-de-curta-duracao/.

Sobre o minicurso

O minicurso começa no dia 07/05 abordando o desenvolvimentismo e a industrialização na América Latina e no Chile. Ainda serão apresentadas, as ideias dos “Chicago Boys” e de algumas teorias econômicas. Já no dia 08/05, será feita uma análise documental do plano econômico elaborado antes do golpe militar de 1973, o “El Ladrillo”. Outros assuntos, como as políticas econômicas adotadas e seus resultados, o papel do Estado, a política de estabilização inflacionária, comércio exterior e a situação econômica da agricultura, mineração e indústria, também serão foco das discussões. Temas atuais como as reformas trabalhista e previdenciária e a distribuição de renda e pobreza serão discutidos. No último dia, 09/05, todos os assuntos tratados no minicurso serão direcionados para a América Latina, especialmente Brasil e Argentina.

Vale mencionar que no dia 05/04, em São João Del Rei, o minicurso será apresentado no Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN), e no dia 10/04, uma palestra gratuita sobre o tema será ministrada no Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).