Em reportagem da EPTV, professoras da UNIFAL-MG discutem o aumento do número de crimes sexuais na região

Segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, o número de crimes sexuais cometidos no estado aumentou em mais de 20%  nos primeiros meses do ano em relação ao mesmo período de 2022. Para comentar o assunto, o jornal EPTV – 2ª edição convidou as professoras Janaína de Mendonça Fernandes e Fernanda Mitsue Soares Onuma, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG. A reportagem foi ao ar no dia 29/3.

Para Janaína Fernandes, os crimes de assédio e importunação sexual ainda são muito subnotificados, pois grande parte das mulheres não vão procurar ajuda. “Por vergonha, medo, dependência financeira do agressor, filhos, família, existe, ainda, um tabu na denúncia”, ressaltou a pesquisadora. “É preciso obter objetos de conscientização e, também, equipes de acolhimento e denúncia”, continuou.

Na oportunidade, a docente Fernanda Onume destacou que a violência sexual reflete diretamente na sociedade. “Toda vez que a gente percebe violências contra as mulheres, elas acabam reforçando um estereótipo que hierarquiza as pessoas: o de que as mulheres valem menos e que, portanto, seus corpos valem menos”, pontuou.

De acordo com as pesquisadoras da Universidade, é fundamental quantificar essas violências a fim de que sejam elaboradas políticas públicas de prevenção e dimensionadas equipes públicas que possam acolher as vítimas.

Confira a reportagem completa no link: https://globoplay.globo.com/v/11491528/?s=0s

*Luana Bellini é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG