“Curso de Filosofia Política: A Questão Democrática” – Fernando Batista Pereira et al.

Democracia: tema tão debatido nos últimos tempos e que está na ponta da língua de milhões de pessoas! Essa é a temática do livro “Curso de Filosofia Política: A Questão Democrática”, originado do projeto de extensão universitária “Um livro, várias lições”, desenvolvido na UNIFAL-MG, campus Varginha. Nesta segunda publicação do curso, os autores foram ministrantes de aulas sobre democracia e política nas edições 2021 e 2022 do projeto.

Os autores: Os autores: Fernando Batista Pereira, Sandro Amadeu Cerveira, Zara Rego de Souza, José Roberto Porto de Andrade Júnior, Paulo César de Oliveira e Lucas Magalhães Costa. (Fotos: Arquivo Pessoal)

Como o próprio título do curso reforça, e também é ressaltado na introdução desta obra, o lastro do projeto são os livros. E, a partir dessa premissa, cada ministrante constrói uma discussão em torno de uma obra em suas aulas criando um arcabouço de conhecimentos que problematiza questões de importância contemporânea. Consequentemente, essas aulas tomam forma de ensaios “para alimentar os mais profundos anseios do leitor”.

O livro aborda assuntos relacionados à democracia no Brasil e no mundo. A partir da ótica Bobbio, discorre sobre o futuro da democracia na visão e as implicações na preservação das regras do “jogo’’ democrático. Também, trata sobre os desafios iniciais e atuais desse sistema de governo; sobre a cultura crítica de docentes e discentes no estabelecimento de pontes entre a comunidade e o ambiente acadêmico; entre outros temas.

A obra é dividida em cinco capítulos assinados por professores e egressos da UNIFAL-MG. O capítulo “Reflexões sobre a engenharia institucional de uma democracia contemporânea: desafios antigos e atuais”, do professor Sandro Amadeu Cerveira, atual reitor da UNIFAL-MG, e da mestranda Zara Rego de Souza, egressa de Ciências Sociais, abre as discussões trazendo à pauta o federalismo na formação da democracia estadunidense e suas tensões em torno da soberania dos estados.

Em “A educação e emancipação em Theodor Adorno”, Paulo César de Oliveira, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), com base na Teoria Crítica de Adorno e aplicando ao ambiente educacional, discute como a filosofia tomada pelo hegelianismo – do filósofo Hegel – contribui para o pensamento excludente.

O ensaio “Fisiologia democrática: um estudo sobre a visão de Norberto Bobbio”, do jornalista Lucas Magalhães Costa, egresso do mestrado em História Ibérica, aborda a obra “O futuro da democracia”, de Bobbio. No texto, o jornalista evidencia a discrição apontada pelo autor estudado, da constituição da ideia básica de democracia, suas particularidades.

O economista Fernando Batista Pereira, professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), assina o ensaio “Democracia e ditadura do livre mercado: a contribuição de Hyman Minsky”. Em sua análise, o economista expõe fragilidades e a crise na economia capitalista motivada pela ânsia de entes privados do mercado na acumulação de capital, presentes na obra de Minsky, que, por conta desse comportamento, surge a “necessidade fundamental de uma autoridade governamental forte como elemento estabilizador”.

No encerramento do livro, o texto “Ameaças à democracia no Brasil e no mundo”, elaborado pelo professor de direito José Roberto Porto de Andrade Júnior, também o ICSA, busca as discussões sobre democracia da obra “Como as democracias morrem” de Steven Levitsky e Daniel Ziblatt. O ensaio também apresenta conceitos fundamentais, autocracia e analisa a conjuntura democrática brasileira.

A coletânea “Curso de Filosofia Política: A Questão Democrática” foi lançada em janeiro deste ano, em evento no auditório da UNIFAL-MG campus Varginha. De acordo com o professor José Roberto Júnior, a discussão sobre “democracia” é de grande atualidade na sociedade brasileira e esse interesse do público pela obra é uma manifestação dessa tendência mais ampla. A obra, produzida de forma colaborativa pelos autores, pode ser adquirida na Editora Dialética, no link: https://loja.editoradialetica.com/humanidades/curso-de-filosofia-politica-a-questao-democratica

Colaboração: Eduardo Filipe Morais de Aquino, estagiário em Comunicação Social do campus Varginha.