13ª Semana Nacional de Museus na UNIFAL-MG e 1º Fórum de Museus e Espaço Ciência da UNIFAL-MG

O Museu da Memória e Patrimônio realizará a “13ª Semana Nacional de Museus na UNIFAL-MG” e o “1º Fórum de Museus e Espaço Ciência da UNIFAL-MG” a partir de 03/05. O evento contará com a participação da reitoria da UNIFAL-MG e de convidados internos – Walter Francisco Figueiredo Lowande, Lívia Nascimento Monteiro, Ronan Gondim, Luisa Dias Brito, Eliane Garcia Rezende, Andrea Paffaro, Vinicius Xavier da Silva, Daniela Silva de Freitas e Juliana Pimenta Attie – e externos – Letícia Julião (Universidade Federal de Minas Gerais), Marta C. Lourenço (Universidade de Lisboa; presidente do Comitê do Conselho Internacional de Museus (ICOM) para museus e coleções universitárias – UMAC), Graciele Karine Siqueira (Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará), Ana Luisa de Mello Nascimento (Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná), Claudia Rodrigues Ferreira de Carvalho (Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro), Martha Marandino (Universidade de São Paulo),  Saulo Moreno Rocha (Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará) e Bruno Henrique Aranda (Fundação Parque Zoológico de São Paulo) – à Universidade.

As atividades acontecerão até 07/05, por meio de encontros virtuais, com o objetivo de debater questões relativas a museus, patrimônios, memórias; turismo; harmonia e mudança social; desafios/transformações na contemporaneidade; conexões por meio das coleções; sociedade sustentável; paisagens culturais; museus e histórias controversas; museus, patrimônios hiperconectados: novas abordagens, novos públicos; museus e patrimônios como núcleos culturais: o futuro das tradições; e museus e patrimônios para diversidade e inclusão melhorar a qualidade de vida e promover a saúde mental.

Público-alvo: comunidade acadêmica e externa à UNIFAL-MG
Inscrições: até 02 de maio, pelo CAEX
Modalidade: on-line
Duração: 03, 04, 05, 06 e 07/05

Informações adicionais:

A Semana Nacional de Museus na UNIFAL-MG é uma articulação conjunta com a Semana Nacional de Museus (SNM) do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que visa mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concentração de suas programações em torno de um mesmo tema. “Esse tema é escolhido pelo ICOM para o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), para que suas instituições possam utilizá-lo com o objetivo de valorizar sua posição perante a sociedade”, destaca Luciana Menezes, museóloga da UNIFAL-MG. De acordo com ela, o tema desta edição será “O Futuro dos Museus na UNIFAL-MG: Recuperar e Reimaginar”.

Para finalizar, Luciana explica que “visando discutir o tema proposto, será realizado, em consequência e como parte das atividades da 13ª SNM, o 1º Fórum de Museus e Espaço Ciência da UNIFAL-MG, afim de debater, no âmbito de nossa universidade, possibilidades de futuros para os espaços museais da instituição”.

Para conferir mais informações e a programação completa do evento, acesse:

07 maio 2021
Expired!