Palestra: Estatísticas e políticas públicas orientadas por evidências no Brasil

O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UNIFAL-MG realizará, no dia 11 de novembro, a palestra “Estatísticas e políticas públicas orientadas por evidências no Brasil” ministrada pelo professor Paulo de Martino Jannuzzi, da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE.

O evento, coordenado pelas professoras Janaina de Mendonça Fernandes e Letícia Lima Milani Rodrigues, será transmitido a partir das 18h30, pelo canal oficial da UNIFAL-MG no Youtube. Com o objetivo de demonstrar como a produção regular e a ampla disponibilidade de Estatísticas Públicas, em particular, dos Indicadores Sociais construídos a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), cumpriram papeis importantes na agenda de combate à fome e na Política de Desenvolvimento Social no país.

Público-alvo: estudantes de todos os cursos de graduação do ICSA, em especial dos cursos de Administração Pública, Economia e Bacharelado e Ciências Econômicas
Inscrições: de 01 a 10/11, pelo CAEX
Modalidade: on-line
Transmissão: pelo canal oficial da UNIFAL-MG no Youtube

Informações adicionais

De acordo com as informações enviadas pela professora Janaina de Mendonça Fernandes, a tese central da palestra é mostrar como a produção regular e a ampla disponibilidade de Estatísticas Públicas cumpriram papéis importantes na agenda de combate à fome e na Política de Desenvolvimento Social no país, ao aportar insumos para defesa da sua relevância, desenho, monitoramento e avaliação dos seus programas. […] “Inicia-se com uma discussão sobre o surgimento das Estatísticas e sua relação com o Estado de Bem-Estar ao longo do século XX. Em seguida, apresenta-se como as pesquisas do IBGE – Censo, PNAD e Munic – foram produzindo informações para a Política de Desenvolvimento Social e seus programas no país. À guisa de conclusão, advoga-se pela necessidade de uso mais bem informado e plural das estatísticas pela mídia brasileira, pelos riscos de crescente deslegitimação de políticas e programas constituintes da trilha civilizatória inscrita na Constituição Federal de 1988”, finalizou ela destacando a importância dos inscritos acessarem o texto do palestrante.

Confira aqui, o texto do professor Paulo de Martino Jannuzzi.

11 nov 2021
Expired!