Adrenal

As adrenais são duas glândulas achatadas com forma de meia-lua, cada uma situada sobre o polo superior de cada rim e, por isso, também são chamadas de suprarrenais. Ao menor aumento observa-se de fora para dentro as seguintes estruturas: cápsula, camada cortical ou córtex da adrenal e a camada medular. A cápsula é constituída de tecido conjuntivo denso que envia septos delgados ao interior da glândula.

Região cortical

Localiza-se abaixo da cápsula e é constituída por três camadas: zona glomerulosa, zona fasciculada e zona reticulada.

  • Zona glomerulosa
    Está logo abaixo da cápsula e é composta de células piramidais ou colunares, organizadas em cordões que têm forma de arcos envolvidos por capilares sanguíneos

 

  •  Zona fasciculada
    É formada por células cuboides que se dispõem em cordões paralelos entre si e perpendiculares à cápsula. Suas células contêm muitos lipídeos que nos preparados dissolvem-se dando um aspecto vacuolizado e, devido a tal fato, também são conhecidas como espongiócitos.

 

  • Zona reticulada
    É a zona mais interna da região cortical, as células dispõem-se em cordões irregulares, formando um aspecto de rede, entremeados por capilares sinusóides. Essas células são menores do que das outras duas camadas, com menos gotas de lipídeo no citoplasma e são acidófilas pela abundância de lisossomas.

Região medular

A medula da adrenal é composta de células poliédricas organizadas em cordões ou aglomerados arredondados, sustentados por uma rede de fibras reticulares. Além das células do parênquima, há células ganglionares parassimpáticas. Todas essas células são envolvidas por uma abundante rede de vasos sanguíneos.