Rim

Revestindo o rim externamente observa-se uma cápsula de tecido conjuntivo denso rico em fibras elásticas. Abaixo dessa cápsula distingue-se uma região externa denominada região cortical, onde estão os corpúsculos renais, os túbulos contorcidos proximais e distais, e outra localizada internamente, a região medular, onde está a Alça de Henle. Os rins são constituídos por unidades denominadas néfrons. Fazem parte dos néfrons os seguintes componentes: corpúsculo renal, túbulo contorcido proximal, alça de Henle e túbulo contorcido distal. Finalmente cada túbulo contorcido distal se abre para o interior dos ductos coletores, os quais não são considerados componentes do néfron.

  • Corpúsculo renal ou de Malpighi: formado pelo Glomérulo renal (tufo de capilares) e pela Cápsula de Bowman, saco epitelial invaginado que envolve o glomérulo, resultando na formação de dois folhetos, parietal e visceral. Entre os dois folhetos encontra-se o espaço urinífero ou capsular que capta o filtrado glomerular.
  • Túbulo contorcido proximal (T.C.P.): tem sua parede composta por um epitélio cúbico simples, com células apresentando uma grande quantidade de microvilosidades (“Borda em escova”) na superfície apical. O limite entre essas células é impreciso, e o lúmen é estreito, se comparado com o lúmen do túbulo contorcido distal.

 

  • Alça de Henle: a alça de Henle apresenta um segmento delgado, constituída por um epitélio simples pavimentoso, e um segmento espesso que apresenta o epitélio cúbico simples. A porção delgada da alça de Henle pode ser confundida com a dos capilares, pela sua semelhança com tal. Diferenciam-se essas duas estruturas pela presença de hemácias no interior dos capilares.

 

  • Túbulo contorcido distal (T.C.D.): também é revestido por epitélio cúbico simples, e diferentemente do túbulo contorcido proximal, não possui a “borda em escova”, pois a parte apical das células do túbulo apresenta microvilos mais curtos e esparsos, apresentando desta forma um lúmen mais amplo. Observa-se a mácula densa, região em que o TCD encosta-se ao corpúsculo renal do mesmo néfron, modificando a parede do túbulo neste ponto. As células tornam-se cilíndricas altas, com núcleos alongados e próximos uns dos outros.
  • Tubos coletores: podem ser encontrados tanto na região cortical quanto na medular. Seu epitélio varia de cúbico a cilíndrico simples.